MUNICÍPIOS

BH cria novos espaços para a produção de alimentos

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anuncia a criação de mais 10 unidades de cultivo de plantas medicinais e para alimentação, gerando renda e sustentabilidade

02/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Fuad Noman: Belo Horizonte chegará a 66 espaços para uso comunitário2

 

Edição Scriptum com Prefeitura de BH

 

Para aumentar a produção de alimentos saudáveis ao mesmo tempo que gera renda e oportunidades para a população, a gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anunciou esta semana a criação de 10 novas unidades produtivas ao longo deste ano, em diferentes regiões da cidade.

Com esses espaços, a capital mineira chegará a 66 espaços para uso comunitário. São mais de 100 mil m² destinados ao cultivo de plantas medicinais, legumes, verduras, temperos e outros itens, tendo como princípio de produção a agroecologia, ou seja, a utilização de elementos da natureza para o cultivo das plantas, sem o uso de agrotóxicos. Todo o processo de construção é realizado de maneira participativa.

Alguns dos locais que vão abrigar as novas unidades produtivas eram utilizados para deposição clandestina de lixo. Os espaços serão adaptados e, a partir de um trabalho da comunidade com o apoio da Prefeitura, serão revitalizados e transformados em locais de produção de alimentos saudáveis, geração de renda e de sustentabilidade dentro do território urbano.

Os grupos que serão responsáveis pelo cultivo nos espaços foram selecionados a partir de chamamento público. Entre os critérios para a seleção, estava a inclusão de famílias com vulnerabilidade social e de renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais. Nos próximos meses, equipes da Prefeitura realizarão um trabalho de diálogo com os grupos habilitados, reconhecimento dos espaços, construção de termos de responsabilidade e início da produção.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Belo Horizonte reforçou a atuação e assessoramento junto às Unidades Produtivas de Agricultura Urbana, como hortas e agroflorestas, qualificando a atuação de agricultores urbanos para a produção de alimentos saudáveis em diversas áreas do município. Dessa forma, a produção consegue chegar mais rápido à mesa de quem precisa.

Apesar de não haver área rural no município, a Prefeitura atua junto aos cidadãos e coletivos no incentivo à implantação e à manutenção de unidades produtivas em áreas remanescentes. Terrenos municipais, parques com sistemas agroecológicos de hortas, pomares, agroflorestas, compostagem e viveiros também são usados para produzir alimentos saudáveis, promovendo a segurança alimentar e nutricional, a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável. Tudo isso possibilita que áreas que estavam inutilizadas sejam aproveitadas dando nova função social aos espaços

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter