CONSÓRCIO

Câmara avalia saídas para melhorar os serviços de saúde

Comissão presidida pelo deputado Antonio Brito (PSD-BA) conhece solução encontrada por Estados do Nordeste para economizar e dar eficiência aos serviços de saúde pública

10/10/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

Comissão de Seguridade Social e Família foi presidida pelo deputado Antonio Brito (PSD-BA).

 

Com cerca de 59 milhões de habitantes e investimentos mensais em saúde que chegam a R$ 800 milhões, os nove Estados que compõem a região Nordeste têm trabalhado em conjunto para buscar melhorias nos serviços de saúde que prestam à população. O relato é do secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, que também é o coordenador dos secretários de Saúde do Nordeste. Ao lado do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, ele esteve esta semana na Comissão de Seguridade Social e Família, presidida pelo deputado Antonio Brito (PSD-BA).

“É uma honra receber esses dois grandes gestores que estão fazendo um trabalho de excelência em seus Estados”, disse Brito. Na pauta de discussões, a experiência do Consórcio de Saúde do Nordeste, que envolve Estados e municípios. Carlos Eduardo contou que o Consórcio foi uma alternativa de articular melhorias no sistema de saúde, fruto de uma harmonia política que surgiu entre os 9 Estados que o integram (MA, PI, CE, RN, PE, SE, AL, BA e PB). “E vai muito além disso. O consórcio pode ser um local de articulação de políticas públicas que ficará ativo independente das futuras eleições”.

De acordo com ele, “juntos temos condições de pautar temas que separadamente não conseguiríamos. Por exemplo, compra de medicamentos. Estados isoladamente compram de distribuidores, nós podemos comprar direto da fábrica. É uma questão de mercado que se torna importante principalmente no período crítico que atravessa o SUS”.

O secretário maranhaense falou sobre a não previsibilidade de custeio da saúde nos próximos períodos. “Precisamos pensar em modelos criativos para fazer mais com menos. O modelo de consórcio não está centrado na saúde, mas, nesse setor tem sido muito positivo. Acreditamos no SUS e queremos fazer ele acontecer na nossa região.”

Ele cita as vantagens do Consórcio do Nordeste: compra conjunta de produtos ou serviços contratados; cooperação e parceria em questões emergenciais; atração de mais investidores; integração da infraestrutura; trocas de tecnologia e conhecimento de maneira mais veloz; e permiti a reunião de indústrias e empresas para reduzir custos e incentivar geração de emprego.

“Já temos avanços para mostrar. Vamos fazer a primeira grande compra de 12 medicamentos de maior impacto na gestão dos Estados. O custo estimado é de R$ 150 milhões/ano no Consórcio, o que representa uma economia de 30% a 40% nos valores praticados atualmente”, explicou. Ele salientou que nunca existiu na região um consórcio desse porte. “Não houve disputa para formação de bloco e o governador da Bahia foi aclamado presidente do Consórcio do Nordeste. Vamos fazer um bom trabalho”, finalizou.

Consórcios

Consistem em uma iniciativa autônoma de municípios ou Estados geralmente circunvizinhos que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter