MUNICÍPIOS

Campo Grande ganha mais segurança e eficiência na saúde

Gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD) inova ao colocar em prática, na rede pública municipal, um sistema que agiliza a coleta de materiais para exames laboratoriais

16/07/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

O prefeito Marquinhos Trad: os materiais estão sendo recolhidos, em todas as unidades de saúde que têm posto de coleta, com intervalo de uma hora.

 

Edição: Scriptum

 

Em mais uma iniciativa para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população de Campo Grande, a gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD) colocou em prática, nesta semana, inovações na logística do processo de coleta de materiais para exames laboratoriais da rede pública municipal. A partir desta terça-feira (16), os materiais estão sendo recolhidos, em todas as unidades de saúde que têm posto de coleta, com intervalo de uma hora. O volume é de cerca de 2 mil exames a serem transportados por dia. Em média, o Laboratório Central Municipal (Labcem) processa 350 mil exames por mês.

A melhoria na logística foi possível por meio da contratação de uma empresa especializada no transporte de amostras biológicas, com certificação ISO 9001, ou seja, que segue normas padronizadas que garantem a integridade e excelência das operações técnicas, conforme padrões internacionais.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a mudança vai trazer mais segurança e o resultado deve ser positivo, uma vez que com a redução do tempo de espera pelo exame o paciente terá um ganho no tratamento. “Esse é um processo importante porque vai garantir que um paciente que esteja em estado crítico em uma unidade de urgência, por exemplo, seja assistido com mais rapidez”, comentou.

A empresa disponibiliza 18 veículos para o serviço, sendo 6 carros e 12 motos. A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) dispunha de apenas cinco motocicletas para fazer esse transporte.

O Laboratório Central Municipal (Labcem) é serviço destinado à análise de amostras de pacientes, com o objetivo de oferecer apoio ao diagnóstico e ao tratamento dos indivíduos que procuram a Rede Municipal de Saúde.

São vários os tipos de exames laboratoriais existentes atualmente, cada vez mais o emprego da tecnologia vem auxiliando na análise laboratorial que possam garantir ao clínico um diagnóstico preciso do paciente.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter