MUNICÍPIOS

Cidades inteligentes: Rio ganha prêmio internacional

O prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD), teve esta semana dois motivos para comemorar. Um deles foi o Prêmio Latam Smart City Awards 2021. Outro foi a medalha dada a ele pela Câmara Municipal

08/10/2021

O prefeito Eduardo Paes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), teve esta semana dois motivos para comemorar. Um deles foi o Prêmio Latam Smart City Awards 2021, que reconhece a cidade como uma das três melhores da América Latina no desenvolvimento de projetos na categoria Transformação Digital e Reconstrução Econômica. Outro foi a aprovação, pela Câmara Municipal carioca, da concessão a ele da Medalha Pedro Ernesto, principal homenagem da cidade às personalidades que mais se destacam no país.

A homenagem foi sugerida pelos vereadores Célio Lupparelli, Carlo Caiado (presidente da Câmara), Marcio Santos e Luciano Medeiros.

O anúncio de que o Rio havia recebido o Prêmio Latam Smart City Awards 2021 foi feito durante o Smart City Expo Latam Congress, que acontece no México desde terça-feira (5).

Este é o primeiro grande encontro internacional do segmento realizado depois que a Prefeitura do Rio criou, há dois meses, a Coordenadoria de Cidades Inteligentes. O troféu foi recebido por Felipe Peixoto, liderança do PSD fluminense que assumiu a coordenadoria do novo órgão e representou a Prefeitura do Rio no evento. Reunindo profissionais de mais de 300 cidades de 45 países, o congresso é voltado para a discussão de temas como os desafios tecnológicos a serem enfrentados pelos governantes após a pandemia da Covid-19, com oportunidades do desenvolvimento e prática de projetos inovadores e sustentáveis de Smart City para a melhoria da qualidade de vida na América Latina.

De acordo com Felipe Peixoto, o objetivo da nova coordenadoria é “devolver ao Rio o protagonismo das cidades mais inteligentes do País. Já temos um projeto que inclui avanços como o acesso a 10 mil novas câmeras, 5 mil pontos de wi-fi e 9 mil sensores georreferenciados com soluções IoT, Govtech e criação de um LabGov. Faremos ainda este ano a terceira edição do ‘Desafio COR’. Um projeto para startups, empresas e grupos técnicos com propostas para aprimorar a performance na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas do nosso Centro de Operações Rio (COR)”.

Este é o segundo prêmio Smart City que o Rio de Janeiro recebe em pouco mais de um mês. No último dia 31 de agosto a cidade foi reconhecida em duas categorias do Ranking Connected Smart Cities realizado em São Paulo. Levou o primeiro lugar de Tecnologia e Inovação e saltou do 12º para o 7º lugar no Ranking Connected Smart Cities Geral.