RELIGIÃO

Círio de Nazaré pode integrar calendário turístico

É o que propõe projeto do deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), aprovado esta semana na Comissão de Turismo da Câmara. Em 2018 o evento reuniu dois milhões de fiéis na capital do Pará

30/08/2019

O deputado Joaquim Passarinho, autor da proposta.

Maior evento de turismo religioso de todo o Brasil e um dos mais relevantes do mundo, o Círio de Nazaré, realizado todo segundo domingo de outubro na cidade de Belém do Pará, poderá ser incluído no calendário turístico oficial do Brasil. Isso é o que propõe o projeto de lei 1973/19, de autoria do deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), aprovado esta semana na Comissão de Turismo da Câmara.

A primeira procissão do Círio foi registrada em 1793. Em 2018 o evento reuniu dois milhões de fiéis na capital do Pará. “Além de um ato de fé, a procissão também tem grande importância econômica para a indústria turística paraense e brasileira”, explica o deputado.

Passarinho ressalta que o Círio foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. “Essa foi a primeira manifestação a receber tal honra. Em 2013, a festividade também foi inscrita como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, juntando-se a outras 257 manifestações culturais, em todo o mundo.”

Todos os anos a procissão sai da Catedral em Belém e segue um percurso de 3,6 quilômetros até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. A Berlinda que carrega a Santa é seguida por romeiros de várias regiões do País e até do exterior. Em toda caminhada, os fiéis fazem manifestações de fé e enfeitam ruas e casas em homenagem à Virgem.