PARANÁ

Com 81% de aprovação, Ratinho Jr. cumpre promessas eleitorais

Pesquisa mostra que aprovação do governador continua elevada. Nesta segunda, ele deu início ao programa de Parcerias Público-Privadas com a formalização de três projetos

23/09/2019

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) deu início ao processo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) com a formalização de três projetos

 

Edição: Scriptum

 

Com pouco mais de oito meses de gestão, a aprovação do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) segue elevada entre os eleitores do Paraná. Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (23) pelo Instituto Paraná Pesquisa entre os moradores de Piraquara – cidade de 104 mil habitantes na região metropolitana de Curitiba – mostrou que Ratinho Junior tem a aprovação de 81% da população do município, enquanto o prefeito da cidade é aprovado por 65,5% dos munícipes e o presidente Bolsonaro é avaliado de forma positiva por 40,1%.

Também nesta segunda-feira, Ratinho Junior cumpriu mais uma promessa de sua campanha. Ele deu início ao processo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) com a formalização de três projetos. A iniciativa inclui a construção e gestão da Penitenciária Industrial de Piraquara (PIP) e implantação e administração de pátios de veículos que atualmente são geridos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Além disso, o Estado prevê a criação de uma central de atendimento ao cidadão.

“O Paraná está tirando do papel um plano que resultará em novos investimentos”, afirmou Ratinho Júnior na solenidade de apresentação das primeiras PPPs do Paraná. Além dos três projetos iniciais, o Governo do Estado trabalha em outras propostas para a segurança pública, ferrovias, saúde e inovação.

O valor estimado para os três primeiros projetos do programa de PPPs soma R$ 630 milhões. Além de economizar com esses investimentos, o Estado também deixa de gastar com a manutenção dos pátios veiculares e com as refeições do sistema penitenciário.

Ratinho Junior disse que as parcerias com o setor privado devem agilizar e dar mais eficiência aos serviços prestados pelo Estado. Ele reforçou que o modelo de PPPs é adotado há muito tempo nos países de primeiro mundo com bons resultados. “Vamos avançar para que o Paraná tenha bons parceiros privados que possam prestar serviço público”, disse. “A ideia é fazer com que o Estado fique do tamanho ideal para atender o cidadão e fazer com que o imposto pago pelos paranaenses possa ser melhor aplicado e de forma eficiente”, afirmou.

A nova penitenciária e os pátios veiculares já foram qualificados pelo Conselho do Programa de Parcerias do Paraná (CPAR) do Governo do Estado, enquanto o processo da central está em fase final de aprovação. Após passarem pela análise técnica e serem aprovados pelo CPAR, o próximo passo é a elaboração do projetos de estruturação, processo que leva de seis a oito meses, para então iniciar as licitações.

Legislação moderna

O Paraná tem a lei mais moderna do País na área de concessões e de parcerias com o setor privado. A criação de PPPs foi um compromisso de Ratinho Junior para resolver problemas enfrentados no Paraná. Em fevereiro, a lei do Programa de Parcerias do Paraná (PAR) foi sancionada. Com a reforma administrativa proposta pelo governo e aprovada pela Assembleia Legislativa no fim de abril, o governador assinou decreto em julho para regulamentar o programa, garantir qualidade das parcerias com o setor privado e dar segurança jurídica para o poder público e para os investidores.

Além da Penitenciária Industrial, há outros projetos de PPP em análise na área de segurança pública em Piraquara e em outros municípios (Campo Mourão, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guaíra, Londrina, Umuarama e Laranjeiras).

No caso de ferrovia, está em análise técnica os trechos Maracaju (MS) – Paranaguá – Foz do Iguaçu. Na área de saúde, o projeto mais avançado é o do Hospital da PM, em Curitiba, mas haverá parcerias também para gestão dos hospitais de Guarapuava e Ivaiporã. Outro modelo adotado pelo Estado são as concessões. O primeiro edital, para a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, já está aberto.

Além dos projetos ligados diretamente ao Estado, o Governo do Paraná também trabalha com projetos em parceria com o governo federal para concessões de rodovias e aeroportos.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter