ELEIÇÕES 2022

Com novo governador, PSD comemora vitórias do 2º turno

Neste domingo, partido elegeu seu candidato Fábio Mitidieri, de Sergipe, e registrou também vitórias das coligações que integrou em São Paulo, na Bahia, no Rio Grande do Sul e na Paraíba

31/10/2022

Com a eleição da Fábio Mitidieri, PSD administra dois Estados, que somam quase 14 milhões de habitantes

Redação Scriptum

Além da vitória do candidato Fábio Mitidieri em Sergipe, o PSD também comemorou no domingo (30), no segundo turno de votação, a eleição de candidatos de coligações integradas pelo partido, a exemplo de Tarcísio de Freitas, em São Paulo; Jerônimo Rodrigues, na Bahia;  Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul; e João Azevedo, na Paraíba. No primeiro turno, o PSD já havia reeleito o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Agora, com dois governadores, o partido administra diretamente dois Estados, que, juntos, somam quase 14 milhões de habitantes, ou 6,5% da população brasileira.

No plano nacional, a eleição do presidente Luis Inácio Lula da Silva foi comentada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em suas redes sociais: “Encerradas as eleições, além de cumprimentar o presidente Lula pela vitória, espero que a sua disposição de unir o Brasil, manifestada no seu discurso de vitória, seja bem sucedida. Experiente e motivado, Lula terá no PT e em tantos aliados quadros experimentados para compor um governo conciliador. Saiu deste segundo turno como o presidente mais votado da história e, ao mesmo tempo, com a menor diferença para o segundo colocado, o presidente Bolsonaro”.

Kassab prosseguiu, em seu post, afirmando que o governo Lula “será uma gestão para conciliar o Brasil, em que vencedores e vencidos atuem, cada um em seu papel, em defesa dos interesses dos brasileiros”.

Lembrou também que “o PSD optou pela neutralidade e teve grandes lideranças nacionais ao lado de cada candidatura. Como presidente do partido, entendi mais adequado não declarar meu voto, meu apoio. Tenho confiança e torço para que possamos ter um grande governo, pelo desenvolvimento do Brasil e em defesa da qualidade de vida da nossa gente, especialmente daqueles mais necessitados. Parabéns, presidente Lula”.

Estados

Sobre a eleição do novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas,  e de seu vice-governador Felício Ramuth (PSD), que tiveram mais de 55% dos votos, Kassab destacou o preparo técnico e a experiência de ambos. “Não cansei de repetir ao longo desta campanha em São Paulo: o Tarcísio é o mais preparado para governar nosso Estado. Inteligente, qualificado, íntegro e dedicado, estudou e trabalhou muito na formulação de propostas para São Paulo. O PSD , com Guilherme Afif , Cláudio Lembo, o vice-governador Felicio Ramuth , tantas outras lideranças e eu, pessoalmente, nos dedicamos na construção dessa vitória, percorrendo o Estado, conversando com as pessoas para mostrar as qualidades desta candidatura. Parabéns Tarcísio Gomes de Freitas , governador eleito de São Paulo, e todos que contribuíram com essa vitória. Tenho certeza que será uma grande gestão para nosso Estado”, escreveu em suas redes sociais.

Kassab cumprimentou Tarcísio e Felício Ramuth, destacando a competência e a experiência de ambos

Sergipe

Em Sergipe, Fábio Mitidieri teve 51,7% dos votos, contra 48,3% de seu adversário. Em seu Instagram, ele comemorou a vitória: “Muito obrigado, meu povo! A todos e a todas que saíram de suas casas e apertaram 55 nas urnas com gosto de mudança e renovação. Deus honrou nossa vitória hoje. É Fábio 55, o Governador que o povo escolheu pra Sergipe”, escreveu o candidato do PSD.

O presidente nacional Gilberto Kassab também comemorou o resultado: “Parabéns Fábio Mitidieri , governador eleito de Sergipe. Deputado federal, experiente e jovem, Fábio é extremamente qualificado, conhece as necessidades e virtudes do Estado e, tenho certeza, estará com as melhores lideranças para que Sergipe seja cada vez melhor. O PSD estará ao seu lado, Fábio, para levar desenvolvimento e qualidade de vida a todos que vivem no Estado”.

Em sua campanha para a eleição, o governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri, apresentou propostas de combate à fome, descentralização dos serviços de saúde e geração de emprego. O candidato também buscou atrair eleitores conservadores e progressistas. Para isso, defendeu que “o voto não é agarrado”. Ele vai suceder o atual governador, Belivaldo Chagas, também do PSD, que está em seu segundo mandato.

São Paulo

Já no domingo à noite, o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou a jornalistas que vai buscar alinhamento com o governo federal, que terá o ex-presidente Lula (PT) à frente. “Vamos olhar o interesse para o Estado de São Paulo. Para que a gente possa trazer políticas públicas, é fundamental o alinhamento com o governo federal.”

O governador reiterou que montará um time técnico de secretários e disse que Guilherme Afif Domingos (PSD) será o coordenador de sua equipe de transição. “Uma coisa é fato: temos que cuidar rapidamente da questão social, me preocupa a quantidade de pessoas na rua. Precisamos abrir as portas das comunidades terapêuticas e capacitar essas pessoas”, disse Tarcísio, mencionando ainda que irá trabalhar para a conclusão do Rodoanel Norte e para inaugurar o trem intercidades.