SAÚDE

Comissão da Câmara ouve ministro sobre o coronavírus

O deputado Antônio Brito (PSD-BA), que preside a comissão de Seguridade Social, destacou a importância de manter a população informada sobre as providências contra a doença

06/02/2020

FacebookWhatsAppTwitter

Comissão foi presidida pelo deputado Antonio Britto

 

Presidida pelo deputado federal Antonio Brito (PSD-BA), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara ouviu na quarta-feira (5) o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, convidado para falar das ações do governo na prevenção do coronavírus. “Ontem esta casa aprovou o PL 23/20 que vai permitir aos brasileiros que estão na China chegarem em segurança no nosso país e hoje o senhor veio dar informações sobre o que o Ministério está fazendo a respeito do Coronavírus. Agradecemos o empenho”, disse Brito.

O ministro explicou que o País encontra-se em estado de emergência internacional na questão da saúde. “Vivemos em um mundo globalizado e é possível sim que o coronavírus chegue ao Brasil. Estamos preparados para atender a população da melhor forma possível”.

Mandetta disse que o Ministério da Saúde buscou protocolos internacionais para garantir a segurança sanitária tanto dos brasileiros que estão embarcando da China para o Brasil quanto da tripulação. “A quarentena terá alojamento individual, vai durar 18 dias, com ritos constantes de vigilância sanitária, como incineradores para lenços e todo o equipamento necessário que será usado para atendê-los.”

O deputado federal Wladimir Garotinho (PSD-RJ) perguntou ao ministro se há alguma ação especial voltada para cidades que recebem estrangeiros via portos, como é o caso do Rio. “Recebemos milhares de turistas vindos de todos os lugares do mundo. Inclusive muitos chineses”. Mandetta disse que a coordenação de portos e aeroportos está avisada dos riscos com embarcações de navios. “Há riscos sim, sempre há. Estamos tomando todos os cuidados necessários.”

Ele lembrou que a doença é transmitida por gotículas e não pelo ar, o que diminui o risco de contágio e atinge principalmente pessoas acima dos 60 anos de idade. “Os exames demoram pelo menos 24 horas para comprovar a doença, mas, a China vai anunciar em breve um exame mais rápido”, informou o ministro.

São suspeitas pessoas que têm febre e, pelo menos, um sinal de deficiência respiratória associada a uma viagem para China nos últimos 14 dias; febre associada a proximidade com algum suspeito portador do vírus; febre, dificuldade de respirar e contato com algum portador confirmado com o vírus. “Importante lembrar que só há confirmação da doença após exames laboratoriais positivos”, explicou Mandetta.

Mandetta destacou a importância de medidas preventivas como lavar as mãos repetidas vezes, não espirrar em cima dos outros e não permanecer em locais fechados, com muitas pessoas e por muito tempo. “Sabemos que o carnaval se aproxima e precisamos que a população esteja atenta. Precisamos combater as notícias falsas”, disse Mandetta.

Segundo ele, existem 13 casos suspeitos no País, sendo que 16 já foram descartados. Os Estados atingidos são: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O último boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 20.471 casos confirmados na China, com 426 mortes.

Para o ministro, a imprensa precisa auxiliar nessa frente de combate. “Nós pedimos que entrevistem especialistas, cientistas que estão envolvidos com o tema. O Ministério da Saúde vai publicar diariamente as 16 horas boletins atualizados com dados sobre o coronavírus no Brasil e no mundo. Vai ficar tudo disponibilizado no nosso site”.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter