CÂMARA

Comissão discutirá desafios da computação quântica

Presidida pela deputada Luisa Canziani (PSD-PR), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação vai realizar audiência pública sobre "Computação Quântica no Brasil, seus desafios e perspectivas"

16/08/2023

FacebookWhatsAppTwitter

A deputada Luísa Canziani: “Queremos discutir a situação das tecnologias de computação quântica no Brasil, as principais iniciativas de pesquisa na área”

 

Edição Scriptum com Agência Câmara

 

Presidida pela deputada Luisa Canziani (PSD-PR), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara vai realizar audiência pública sobre o tema “Computação Quântica no Brasil, seus desafios e perspectivas”. O evento estava agendado para quarta-feira (16) mas foi cancelado e uma nova data será marcada pelo colegiado.

A deputada Luisa Canziani, que propôs o debate, destaca que a computação quântica é um campo promissor na pesquisa científica e tecnológica, com potencial para revolucionar a velocidade do processamento dos sistemas de tecnologia de informação e do tempo para solução de problemas complexos, especialmente na aplicação nas áreas da Criptografia e da Inteligência Artificial, mas pouco divulgado no País.

“Apesar dos avanços na área, a computação quântica ainda é um tema pouco conhecido no Brasil, principalmente por envolver conceitos complexos e abstratos da física quântica e pela falta de uma divulgação científica mais voltada ao público em geral, e não apenas focalizado no segmento acadêmico”, afirma a deputada, que é presidente da comissão.

Para Luisa Canziani, o Brasil não pode ficar à margem desse avanço tecnológico. “Nesse sentido, queremos discutir a situação das tecnologias de computação quântica no Brasil, as principais iniciativas de pesquisa na área, os desafios tecnológicos e as oportunidades de negócios que essa tecnologia pode proporcionar”, diz.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

FacebookWhatsAppTwitter