ELETRÔNICOS

Computadores de órgãos públicos podem ajudar escolas

Projeto em discussão na Câmara autoriza doação de equipamentos por instituições e empresas. O relator Thiago Peixoto (PSD-GO) acredita que a proposta é positiva para o País

18/12/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Thiago Peixoto: “Não podemos permitir que produtos eletrônicos sejam jogados fora quando há tanta demanda por esse tipo de material”

 

Edição: Scriptum

 

Relator na Câmara de projeto de lei que permite a doação de equipamentos eletrônicos em desuso por órgãos e empresas públicas, o deputado Thiago Peixoto, do PSD de Goiás, acredita que a proposta é positiva para o País. “Não podemos permitir que produtos eletrônicos sejam jogados fora e parem no leito dos rios, quando há tanta demanda por esse tipo de material. O Brasil precisa avançar”, diz Peixoto.

O Brasil é o líder na América Latina e sétimo no mundo na produção de lixo eletrônico. De acordo com o Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o país descarta, por ano 97 mil toneladas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

Mas, além da questão ambiental, existe demanda por esse material em toda a rede pública de ensino do país. Organizações não governamentais que atuam na área de educação alertam que órgãos e empresas públicas preferem muitas vezes leiloar os equipamentos em vez de os doarem e justificam alegando que a lei não permite a doação.

Já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto é de autoria do Núcleo de Resistência Comunitária e foi apresentado na Comissão de Legislação Participativa.

A medida especifica que os beneficiados pela doação deverão apresentar uma declaração de que os bens doados serão utilizados exclusivamente com fins de interesse social. E que todo o processo de doação deverá ser amplamente divulgado.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter