PSD 10 ANOS

Consolidado e com metas ambiciosas para a próxima década

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fala sobre o sucesso obtido nos últimos 10 anos e as perspectivas da legenda, que incluem a candidatura própria à Presidência da República em 2022

27/09/2021

Acompanhada com muita ansiedade por todos os que já estavam envolvidos com o processo de criação da nova legenda, a longa sessão do Tribunal Superior Eleitoral no dia 27 de setembro de 2011 trouxe, já à noite, um resultado que provocou muita alegria e alívio: o Partido Social Democrático teve seu registro definitivo aprovado pela corte, com a sigla PSD e o número 55. Era o coroamento de um trabalho iniciado muitos meses antes, esforço que envolveu milhares de lideranças de todo o País.

Passados 10 anos, comemorados neste 27 de setembro de 2021, a sensação é de que tudo valeu a pena. Como destaca o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, em vídeo gravado para o aniversário (veja acima), “hoje o partido é um sucesso”. Segundo ele, a trajetória que levou o PSD a se consolidar como um dos maiores do Brasil teve a participação de milhares de pessoas que acreditaram na proposta ao longo da última década, na qual a sigla desenvolveu uma profunda sinergia com a sociedade brasileira.

Hoje com dois governadores, aproximadamente 700 prefeitos e milhares de vereadores, assim como 11 senadores, 35 deputados federais e dezenas de deputados estaduais, o PSD, de acordo com Kassab, se prepara agora para as eleições do ano que vem. “Temos uma legislação que fortalece os partidos que fazem Política com P maiúsculo. A proibição das coligações proporcionais dará a esses partidos a oportunidade de mostrarem sua importância”, afirma, lembrando que a legenda terá candidato próprio à Presidência da República, a governador em diversos Estados, assim como senadores, deputados federais e estaduais.

Nesse sentido, diz ele, o partido continuará apoiando políticas públicas que garantam a saúde e a educação, “condenando os negacionistas com muita ênfase”.

A primeira certidão de nascimento do Partido Social Democrático é um guardanapo de papel rabiscado. Foi nele que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o então vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, fizeram, na tarde de 18 de março de 2011, em um restaurante no Centro de São Paulo, os rascunhos da sigla e das ideias que se concretizariam como um dos maiores partidos políticos do Brasil.

Naquele momento, o projeto de um novo partido já tomava dimensão nacional e passava a contar com dezenas de simpatizantes Brasil afora, entre governadores, senadores, deputados, vereadores e prefeitos. Dois dias depois, em Salvador (BA), aconteceu o encontro que deu o pontapé inicial à criação do PSD.

Na sequência, em 21 de março, em ato político realizado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, as diretrizes do PSD foram anunciadas publicamente por Afif.

Vários outros encontros foram sendo realizados em diversos Estados, em eventos que proclamaram o surgimento de um partido moderno, independente, sem rótulos e comprometido apenas com o desenvolvimento da nação, pautado pelos mais profundos princípios democráticos, pela ética e pelo espírito republicano.

Para cumprir as exigências da legislação que rege a criação de partido político – ou seja, resumidamente, a obtenção de registro em Tribunais Regionais Eleitorais de 9 Estados e a anuência de 492 mil eleitores à sua criação – o PSD se movimentou e, com o apoio de milhares de lideranças políticas e simpatizantes de quase todos Estados, em seis meses obteve registros em 18 Tribunais Regionais Eleitorais, todos por unanimidade; recolheu certidões dos TREs que certificam e comprovam oficialmente o apoiamento de mais de 600 mil eleitores.

Naquele 27 de setembro de 2011, o que ocorreu no TSE foi — como bem definiu um título publicado na época neste site do PSD — “uma vitória dentro da lei”. O esforço de milhares de brasileiros estava premiado com o registro de nascimento do Partido Social Democrático, hoje um dos maiores partidos políticos do Brasil.