MUNICÍPIOS

Cotia (SP) amplia videomonitoramento

Gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) reforça o combate à criminalidade com a instalação de mais sete câmeras em locais estratégicos do município da Grande São Paulo

04/10/2021

O prefeito Rogério Franco: As imagens são acompanhadas em tempo real e, por meio delas, conseguimos dar rápida resposta a delitos, ocorrências de trânsito e acidentes

Para garantir mais segurança à população de Cotia — município de cerca de 257 mil habitantes da Grande São Paulo — a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) investiu na instalação de mais sete totens de videomonitoramento. Os equipamentos estão sendo instalados em locais estratégicos, entre eles a Praça Doutor Niso Viana, na Granja Viana, e a Estrada do Capuava, no Jardim São Vicente. Os equipamentos contam com câmeras 360 graus e speed dome, que captam imagens a longa distância.

Desde 2018, a Prefeitura já instalou 30 totens em Cotia. “Instalamos os primeiros em pontos estrategicamente definidos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. As imagens são acompanhadas em tempo real pela central de monitoramento da Guarda Civil e, por meio delas, conseguimos dar rápida resposta a delitos, ocorrências de trânsito e acidentes”, afirmou o prefeito.

O secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, também destacou a importância da iniciativa e detalhou os próximos passos da administração no setor. “É importante entender que a instalação dos totens e o rastreamento das viaturas são processos intermediários de um projeto mais completo de muralha eletrônica, que inclui a instalação das câmeras OCR (equipamentos que permitem o reconhecimento óptico de caracteres) e de câmeras de monitoramento em todo o município.”