MUNICÍPIOS

Curitiba capacita pessoas em situação de rua

A gestão do prefeito Rafael Greca (PSD), de Curitiba, inova ao investir em programa que vai além do assistencialismo, oferecendo cursos de formação em atividades como informática e produção de pizzas

09/08/2022

FacebookWhatsAppTwitter

No momento, há um grupo fazendo aulas de informática

 

Redação Scriptum com site da Prefeitura de Curitiba

 

Destaque por práticas inovadoras, a gestão do prefeito Rafael Greca (PSD), de Curitiba, tem propostas avançadas também no campo social, indo além do assistencialismo. Um exemplo é o programa Erga-se, lançado este mês para promover o desenvolvimento comportamental e a qualificação profissional de pessoas em situação de rua.

Por meio da Fundação de Ação Social (FAS) essa população tem agora a possibilidade de fazer cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela Prefeitura da capital paranaense, como os de pizzaiolo e técnicos em informática.

No momento, há um grupo fazendo aulas de informática. As aulas são realizadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Até sexta-feira, o grupo vai ter noções gerais sobre aplicativos básicos de informática, com foco nos recursos do Microsoft Office, como Word, PowerPoint, Paint, Excel e Calculadora.

O Erga-se propõe um percurso de aprendizados para as pessoas que participam. Na primeira semana, a grupo se reúne em oficinas de outro programa da FAS, o Mobiliza, que promove ações para a busca de habilidades. Na semana que vem, os mesmos participantes farão o curso de Preparo de Pizzas, também ofertado no Senac.

O percurso será finalizado com uma formatura, com direito a certificado emitido pelo Portal Aprendere, que reúne informações sobre cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba.

“Este curso visa à inclusão das pessoas em situação de rua no mundo do trabalho. Durante as três semanas de atividades queremos que os participantes desenvolvam habilidades que os tornem preparados e empregáveis”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.

Mesmo com conhecimento em informática básica, Felipe Farias Júnior, 32 anos, está animado com as aulas de inclusão digital e por participar do programa. “Meu maior interesse é no curso de pizzaiolo, porque eu espero arrumar um emprego”, explicou o rapaz. Ele já foi atendido pela FAS em outras ocasiões, há cinco meses está acolhido na Casa de Passagem Padre Pio e é acompanhado pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Praça Solidariedade, Rebouças.

Felipe conta que já fez outros cursos, como de garçom, barman, auxiliar de cozinha e de cobrador de ônibus, e chegou a trabalhar em restaurantes. “O que eu adoro é trabalhar com cozinha.”

Marcello Henrique Dutra Beguetto, 29 anos, também está motivado e confiante que terá um novo emprego como pizzaiolo, depois de concluir o Erga-se. O rapaz que ficou em situação de rua em dezembro de 2021 e é acolhido pela FAS há sete meses, conta que já fez o curso de Gastronomia Contemporânea em uma tradicional escola de profissões da cidade, depois de receber uma bolsa de estudo, mas que uma depressão o fez sair de casa e ficar desabrigado.

Ação social

A Fundação de Ação Social (FAS) é responsável pela gestão das políticas públicas da Assistência Social e do Trabalho e Emprego no município de Curitiba, atuando de forma integrada a órgãos governamentais e instituições não governamentais. Todos seus esforços visam a consolidação da assistência social no município e visam prioritariamente aos cidadãos, grupos e famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter