MUNICÍPIOS

Curitiba investe para dar destino correto ao lixo

Programa lançado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) incentiva a separação de resíduos orgânicos e envio a composteiras. Desde outubro, 2,5 toneladas de lixo já se transformaram em adubo orgânico

07/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

Além da compostagem, os Ecopontos recebem resíduos de construção e vegetais. 

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Lançado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) em outubro do ano passado,  o Programa Municipal de Compostagem da Prefeitura de Curitiba incentiva a população a separar resíduos orgânicos secos, como cascas e restos de frutas e legumes, restos de verduras e talos, cascas de ovos, filtro e borra de café, saquinho de chá, folhas e restos de podas do jardim e levar para as composteiras comunitárias. Desde o início do programa, já foram compostadas 2,5 toneladas de resíduos, entregues nos Ecopontos por 80 participantes.

As composteiras comunitárias estão em 11 Ecopontos da cidade. Além da compostagem, os Ecopontos recebem resíduos de construção e vegetais.

Com isso, as cascas de banana, laranja, melancia e o pó de café usado pela moradora Rosélia Majewski, do Alto Boqueirão, já não vão mais para o lixo comum e estão se transformando em adubo orgânico, que retorna para deixar a terra do quintal e do jardim dela mais saudável e produtivo. Rosélia é uma das 27 pessoas que utilizam a composteira comunitária do Ecoponto Érico Veríssimo, no Alto Boqueirão.

Rosélia Majewski participa do programa desde o início e na terça-feira (6) pegou o segundo saco com adubo produzido na composteira comunitária. Ela é uma defensora da compostagem e incentiva os vizinhos, parentes e amigos a também fazerem. “Temos que fazer a nossa parte para cuidar do meio ambiente. Tudo que vem da terra deve voltar para terra”, disse Rosélia.

Cada composteira comunitária tem capacidade para mil litros. Um zelador fica em cada Ecoponto para ajudar os moradores que levam seus resíduos orgânicos para serem colocados na composteira comunitária. O material orgânico levado pelos moradores demora cerca de três meses para virar adubo. As datas para a retirada do adubo são avisadas pelos zeladores dos Ecopontos.

Hábitos sustentáveis

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura, Edelcio Marques dos Reis, explica que o Programa Municipal de Compostagem, além dos Ecopontos com a compostagem comunitária, vai abranger diversos segmentos da sociedade, passando pelas hortas comunitárias e incluindo grandes geradores. “Nosso objetivo é a mudança de comportamento em relação à geração de resíduos e ao desperdício de alimentos”, afirmou.

Para reforçar as informações e a importância de dar o destino correto também ao resíduo orgânico, o assunto é um dos temas tratados nas ações de educação ambiental que a Prefeitura leva para as escolas municipais, apresentações em eventos e em materiais gráficos espalhados pela cidade.

“Os moradores dos bairros próximos aos Ecopontos passaram por um trabalho prévio de educação ambiental para saber quais resíduos podem ser compostáveis e como funciona o processo de decomposição do material orgânico”, disse Edelcio dos Reis.

A iniciativa também faz parte do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter