ESTADOS

Deputado do PSD apoia instituto que previne suicídio

Haroldo Cathedral, do PSD de Roraima, destina emenda de R$ 150 mil a entidade sem fins lucrativos que tem se empenhado no combate à automutilação e ao suicídio de adolescentes e jovens

02/06/2021

Com a emenda destinada pelo deputado Haroldo Cathedral, instituto adquiriu instrumentos musicais e equipamentos

Criado para fazer frente ao alto índice de suicídios de jovens da cidade de Caracaraí – a terceira mais populosa de Roraima, com cerca de 23 mil habitantes –, o Instituto A Moda é Viver recebeu R$ 150 mil provenientes de emenda do deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) ao Orçamento da União. O instituto é uma entidade sem fins lucrativos que tem se empenhado no combate à automutilação e ao suicídio de adolescentes e jovens no município.

O instituto desenvolve suas principais ações na comunidade por meio das atividades musicais, da dança e do esporte. Atualmente, o projeto atende a cerca de 150 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos. Com a emenda destinada por Cathedral, o instituto adquiriu instrumentos musicais e equipamentos, que foram entregues em 30 de maio, na sede da instituição.

No evento, o deputado, que faz parte do grupo de risco para a covid-19, foi representado pelo filho José Haroldo Cathedral, presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER). “Fico muito satisfeito em ter contribuído com o brilhante trabalho que vem sendo realizado pela equipe do A Moda é Viver. Desde que esse projeto iniciou, muitas vidas já foram e estão sendo salvas, porque os jovens precisam de incentivos para seus sonhos. E é por meio da música, do esporte, da dança, que eles também podem vivenciar e compreender que é possível acreditar em si e realizar sonhos. Portanto, acredito que apoiar projetos sociais como o do Instituto A Moda é Viver é apostar em muitas melhorias para nossos jovens de Roraima”, afirmou Haroldo Cathedral.

A presidente e fundadora do instituto, Alda Araújo, aproveitou o evento para agradecer o apoio do deputado e destacou que o investimento do parlamentar é um estímulo para a juventude de Caracaraí. “Fiquei muito feliz com esse apoio recebido através da emenda do deputado, que vai nos ajudar muito com nossas atividades. Com certeza, é uma vitória para nossas crianças”, disse.

Com o aporte recebido, a entidade adquiriu violões, flautas, bateria, teclados, microfones, além de computadores, televisão e mesas de som, dentre outros itens.

José Haroldo Cathedral disse que os R$ 150 mil repassados para o instituto foram oriundos de emenda parlamentar de 2020, indicada junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Os voluntários do instituto conseguem mudar a vida das crianças. É muito gratificante ver tudo isso acontecendo e poder fazer parte de alguma forma desse projeto que salva vidas”, disse Zé Haroldo, emocionado.