Deputado quer remédios à base de canabidiol no SUS
Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) afirma que entraves econômicos e jurídicos impedem famílias de baixa renda de ter acesso a medicamentos que tem “inegáveis benefícios terapêuticos”
24/05/2023

O deputado Zé Haroldo Cathedral
Edição Scriptum com Assessoria de Imprensa do deputado
O deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) acredita que, como forma de garantir o direito pleno da população à saúde e à vida digna, o Parlamento não pode se omitir e deve incluir medicamentos à base de canabidiol na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).
Com a inclusão na Rename, os remédios formulados com canabidiol podem ser distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pedido do parlamentar, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência debateu, na terça-feira (23), o uso medicinal do derivado da cannabis.
Zé Haroldo Cathedral ressaltou que hoje, apesar dos “inegáveis benefícios terapêuticos já comprovados para diversas enfermidades”, medicamentos formulados com cannabis são fornecidos aos pacientes por meio do SUS somente por vias judiciais. Essa necessidade de recorrer à Justiça, somada aos altos custos dos remédios (quase todos importados), torna os tratamentos praticamente inviáveis, principalmente para famílias de baixa renda, disse o deputado.
Ele citou que, atualmente, há mais de 300 liminares concedidas no País. “O elevado custo do medicamento é uma barreira significativa. A importação do canabidiol incorre em taxa e valores em moeda estrangeira, o que resulta em valor final consideravelmente mais alto. É imprescindível uma via mais rápida e menos onerosa para garantir esse alívio e essa esperança, a fim de conferir aos pacientes uma alternativa terapêutica legítima e segura”, afirmou.
LINK: https://psd.org.br/noticia/deputado-quer-remedios-a-base-de-canabidiol-no-sus/