MUNICÍPIOS

Em BH ainda há dúvidas sobre reabertura do comércio

Prefeito Alexandre Kalil (PSD) dará entrevista coletiva na 2ª feira para falar sobre o assunto. Indicadores sobre a pandemia melhoraram, mas especialistas esperam dados mais concretos

16/04/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

 

O prefeito anunciará a decisão na próxima segunda-feira

 

Com o comércio fechado e sem aulas presenciais nas escolas desde o início de março, Belo Horizonte começa a apresentar alguns resultados positivos no enfrentamento à covid-19. O prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), concederá entrevista coletiva na próxima segunda-feira (19), às 14h. No pronunciamento, o chefe do Executivo deve falar a situação da pandemia no município, inclusive sobre a possibilidade de flexibilização das restrições e o retorno às aulas presenciais. Apenas serviços essenciais podem funcionar na capital mineira há mais de 40 dias.

A decisão sobre a reabertura ou a continuidade do fechamento do comércio de Belo Horizonte, a ser divulgada na segunda-feira, depende da existência de dados mais concretos sobre a situação da pandemia. A taxa de ocupação dos leitos de UTIs na capital mineira subiu de 84,8% para 87,2% entre quarta e quinta-feira, após dias em queda. Mas, em relação às enfermarias, houve redução, com o índice passando de 68,1% para 65,4%. Já o índice de transmissão do vírus está em 0,87 — o ideal, segundo especialistas, é que permaneça abaixo de 1.

Entre os infectologistas, há receio em recomendar abertura da cidade neste momento. Mas as entidades representativas do comércio promovem forte pressão para flexibilização das medidas sanitárias.

O prefeito Alexandre Kalil tem mantido contato frequente com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, composto pelo secretário municipal de saúde, Jackson Machado, e os infectologistas Unaí Tupinambás, Estevão Urbano e Carlos Starling. O grupo, nos últimos três dias, esteve reunido com o prefeito Kalil para discutir a melhora dos indicadores na capital mineira. A decisão sobre a flexibilização das restrições, porém, só será tomada durante o fim de semana.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter