IMPRENSA

Em debate, a importância do investimento em ciência

A forma pela qual o governo vem cuidando da área de pesquisas é tema de reportagens em duas publicações nacionais. Para economista, “é necessário ver a ciência com o papel estratégico que tem”

09/08/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

Assunto foi tratado em reportagens veiculadas pela revista Piauí e pelo portal BBC Brasil.

 

A importância do investimento em ciência e tecnologia, o encaminhamento dado pelo governo brasileiro ao tema e o papel da pesquisa para o desenvolvimento e a superação da crise econômica foram retratados nos últimos dias em reportagens veiculadas pela revista Piauí e pelo portal BBC Brasil.

O texto da Piauí traz opiniões de pesquisadores, do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira; do secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl: e do físico Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe, um importante cientista brasileiro.

Já a BBC Brasil traz uma entrevista com Douglas Morton, diretor do Laboratório de Ciências Biosféricas no Centro de Voos Espaciais da Nasa, que comenta o desligamento do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, e seu papel como cientista no Brasil.

O Inpe é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Galvão é um físico da Universidade de São Paulo e havia sido nomeado para o posto em 2016, durante a gestão do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, à frente do MCTIC. Deixou o MCTIC agora em meio a controvérsias sobre desmatamento no país e a mensuração do órgão.

O economista Luiz Alberto Machado, consultor do Espaço Democrático – a fundação do PSD para estudos e formação política –, ressalta o papel do setor para o país, já que é transversal, está presente em diferentes setores da economia. “É necessário ver a ciência com o papel estratégico que tem. Infelizmente não foi dada a importância devida, do ponto de vista orçamentário, ou de modo a ‘destravar’ a participação do setor privado para a produção científica”, afirmou.

Durante a gestão de Kassab no MCTIC (2016-2018) foram dados passos como a regulamentação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovações, que permite maior interface entre o setor público e privado para a produção científica.

Confira as reportagens da revista Piauí e da BBC:

Um astronauta mais longe da ciência

Demissão de chefe do Inpe é ‘alarmante’, diz diretor de centro da Nasa

 

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter