Em debate, caminhos para tornar realidade o sonho da casa própria

Evento do Espaço Democrático será na segunda-feira (13), às 19h, com transmissão ao vivo pela internet.

08/05/2013

FacebookWhatsAppTwitter

Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

A falta de moradias e o grande número de brasileiros vivendo ainda em habitações precárias faz do sonho da casa própria uma unanimidade nacional. As pesquisas mostram que, para a grande maioria dos brasileiros, a aquisição do primeiro imóvel continua sendo o maior desejo. E a perspectiva é de manutenção desse quadro nos próximos anos, em função da melhora de vida dos brasileiros.

Por isso, as oportunidades e riscos dos programas voltados para a habitação de interesse social serão o tema do próximo debate do ciclo “Desatando os nós que atrasam o Brasil”, que será realizado na segunda-feira (13), às 19h, com transmissão ao vivo pela internet.

Interessados de todo o Brasil poderão participar acessando no horário marcado o site do PSD (www.psd.org.br) e enviando perguntas e sugestões aos debatedores.

Intitulado “O sonho da casa própria – Em discussão, como avançar mais e melhor com os programas de habitação popular”, este será o 9º debate promovido pelo Espaço Democrático (fundação do PSD para estudos e formação política) com o objetivo de analisar temas que poderão fazer parte do programa partidário da sigla, a ser discutido em convenção nacional, ainda este ano.

No debate de segunda-feira, os debatedores serão o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão; o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Luiz Petrucci; a arquiteta Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, integrante do Conselho Nacional das Cidades e do Fundo de Investimento do FGTS; e Ricardo Pereira Leite, ex-secretário municipal de Habitação de São Paulo e ex-presidente da Cohab/SP.

Luiz Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP

De acordo com dados da CBIC, a perspectiva para os próximos anos é de aumento da demanda por imóveis em função de fatores como a elevação do número de casamentos, que pressiona a procura por novas moradias. Os números da entidade mostram que, em 2010 (ano de melhora econômica acima da média histórica), foram registrados no Brasil 977 mil casamentos, com crescimento de 4,5% em relação ao ano anterior, que já havia registrado forte elevação.

Outro fator que vem contribuindo para aumentar a procura por moradias é o crescimento do número de casamentos desfeitos. Conforme aumentam os casamentos, elevam-se também os casos de divórcio, levando para o mercado pessoas que moram sozinhas e necessitam de unidades menores para continuar vivendo. Segundo a CBIC, somente em 2010 foram registrados 243 mil divórcios no País.

Também contribuem nesse sentido fatores como o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que leva muitos idosos a buscar imóveis menores e mais baratos; a redução dos juros dos financiamentos e maiores facilidades oferecidas pelo sistema de crédito imobiliário; e o aumento da renda dos brasileiros. 

FacebookWhatsAppTwitter

  1 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter