Municípios

Em Votuporanga (SP), TCE aprova contas de 2017 do prefeito João Dado

Cidade do interior paulista administrada pelo PSD tem colecionado bons resultados de gestão

12/08/2019

O prefeito João Dado: “Conseguimos uma redução de aproximadamente 20% nos produtos que compramos”

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou as contas da administração do Prefeito João Dado (PSD), referentes ao exercício de 2017, primeiro ano de seu mandato. Dado comemorou a aprovação e destacou que o parecer é fruto de um importante trabalho em favor do município. “Nós conquistamos uma posição importante do Tribunal de Contas e que vem espelhar a realidade que implantamos. Nós conseguimos ter uma redução de aproximadamente 20% dos valores que antes eram trabalhados nos produtos que compramos. Isso nos permitiu uma economia para concluir e realizar novas obras na nossa querida Votuporanga, que acaba de completar 82 anos. Estamos fazendo o que tem que ser feito e cuidando da nossa gente”.

Gestão

Além da aprovação de contas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o governo de João Dado tem se destacado em importantes rankings. Em junho deste ano foi divulgado que Votuporanga ficou em 1º lugar do Brasil no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), ano base 2018. De acordo com o levantamento, Votuporanga está no grupo 6, com Municípios de 50.001 a 100.000 habitantes com PIB (Produto Interno Bruto) per capita acima de R$ 20.400,00.

A média geral de pontuação de Votuporanga foi de 8,92, sendo 7,90 de Finanças, 9,24 de Gestão e 9,63 de Desempenho.

Em Índice de Qualidade de Investimento em Educação, Votuporanga obteve resultado de 9,1. Já no Índice de Qualidade de Investimento em Saúde, a cidade obteve resultado de 9,26 e o Indicador de Segurança do Município apresentou resultado de 9,99.

Já no estudo feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Votuporanga aparece em 4º lugar da região do Noroeste Paulista no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os números ainda garantiram a Votuporanga o 16º lugar no Estado de São Paulo e 18º lugar do Brasil. Com o estudo, a cidade foi classificada como “Rumo à Universalização” na categoria de Municípios “Pequeno e Médio Porte”. As colocações foram garantidas pela Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga, a Saev Ambiental.

De acordo com os dados do ano base de 2017 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento, Votuporanga tem 100% de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e destinação adequada, e 97,20% em coleta de resíduos sólidos. A pontuação total do município é de 497,20 com Plano Municipal de Saneamento completo.