CÂMARA

Emenda de Ricardo Guidi beneficia setor carbonífero

Deputado federal do PSD de Santa Catarina teve aprovada emenda que estende a continuidade de operações do setor até 2040. Atividades beneficiam 83 mil pessoas no Estado

14/12/2021

FacebookWhatsAppTwitter

Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação do deputado

Com participação decisiva do deputado federal Ricardo Guidi (PSD-SC), as atividades relacionadas à extração e processamento de carvão em Santa Catarina estão encerrando o ano com uma excelente notícia: com texto alterado por emenda de Guidi, o Projeto de Lei (PL) 712/2019 foi aprovado na Câmara, garantindo a continuidade de suas operações até 2040. A legislação atual só garantia as atividades até 2027.

A emenda de Guidi cria ainda o programa de Transição Energética Justa (TEJ), para a exploração do carvão de forma tempestiva, responsável e sustentável. “Essa emenda é fundamental tanto na área econômica, para dar segurança e continuidade às atividades do carvão; na área social, garantindo a manutenção de milhares de empregos; e na parte ambiental, tendo em vista que o setor é responsável pela recuperação de áreas degradadas”, lembrou o deputado.

Em Santa Catarina, o Complexo Jorge Lacerda, localizado em Capivari de Baixo, é o centro de uma cadeia produtiva que afeta 15 municípios e diversas atividades econômicas (mineração, transporte ferroviário, indústria do cimento, indústria de máquinas e equipamentos de mineração e serviços diversos), influindo diretamente na vida de 83 mil pessoas e na economia de R$ 6 bilhões anuais.

A importância eletro energética do Complexo Jorge Lacerda foi realçada no relatório da conclusão dos trabalhos da portaria MME 452/20, onde se ressalta que o “ONS afirma que somente a energia gerada pelo Complexo Termelétrico de Jorge Lacerda, com operação ininterrupta no período de um ano, seria possível obter um armazenamento adicional de cerca de 5,1 % da capacidade máxima (EARMax) no subsistema Sudeste/Centro Oeste.”

Ainda segundo ele, o Brasil todo ganha com o setor carbonífero tendo em vista que, em momentos de crise hídrica, a energia gerada pelo carvão é fundamental para o abastecimento energético do país.

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Luiz Fernando Zancan, acompanhou a votação no plenário e comemorou a conquista. “A aprovação é fruto de um trabalho de quase três anos, onde o deputado Ricardo Guidi sempre foi nosso parceiro e esteve presente em todos os momentos. Ainda temos outras etapas, mas essa já é fundamental para a tranquilidade da cadeia produtiva. Com isso, o Estado dá um exemplo de modernidade e visão estruturada, pensando no futuro”, frisou Zancan. Com as mudanças, o PL volta ao Senado Federal e, em seguida, vai para sanção presidencial.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter