MOGI DAS CRUZES (SP)

Emendas de Bertaiolli destinam R$ 2 milhões para Santa Casa

Recursos destinados pelo deputado federal do PSD de São Paulo serão utilizados na ampliação da maternidade e da UTI Neonatal

18/02/2020

O deputado Marco Bertaiolli: direção da Santa Casa prevê que as obras devem começar até o final de março.

O Ministério da Saúde enviou R$ 2.008.098,00 para a conta da Santa Casa de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, que serão utilizados na ampliação da maternidade e da UTI Neonatal. A destinação da verba é resultado de emendas apresentadas pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP).

Todo o projeto para as obras já está pronto. Serão mais 17 vagas na UTI Neonatal, que atualmente conta com 21 leitos. Na maternidade serão construídos mais 17 quartos para as parturientes, que já contam com 38 quartos. “Santa Casa é referência não só para as gestantes com previsão de parto normal ou cesárea, mas também para os casos de risco, onde há temor pela vida da mãe ou do bebê”, destacou Bertaiolli.

Segundo o deputado, a direção da Santa Casa prevê que as obras devem começar até o final de março. “Eles estão concluindo a reforma no Pronto-Socorro para iniciar o projeto de ampliação da maternidade e da UTI Neonatal. Qualquer obra dentro de um hospital deve ser muito bem calculada, para evitar transtornos ou qualquer tipo de risco para os pacientes”, explicou o parlamentar.

Mensalmente, a Santa Casa realiza cerca de 450 partos.

No final de 2019, Bertaiolli também conseguiu que fossem liberados cerca de R$ 500 mil para o reforço na folha de pagamento dos funcionários, em razão do 13º salário. “A Santa Casa é um centro de referência do Alto Tietê (região geográfica localizada no entorno da nascente do rio Tietê), onde estão concentradas mais de 1,4 milhão de pessoas”, ressaltou o parlamentar.

Mensalmente, a Santa Casa realiza cerca de 450 partos. Com 146 anos de fundação, a filantrópica é considerada um patrimônio de Mogi das Cruzes, embora também atenda pacientes dos outros dez municípios do Alto Tietê.