ESTADOS

Encontro estadual mostra a força do PSD no Rio Grande do Sul

Evento teve a participação do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e reuniu as principais lideranças do Estado para analisar o cenário político e social do País

12/01/2022

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD: “Nosso sistema público de saúde, antes tão criticado, hoje é uma unanimidade”

Mais de 500 pessoas participaram na terça-feira (11) do encontro estadual do PSD do Rio Grande do Sul, realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. Com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o evento reuniu importantes lideranças de diferentes municípios gaúchos. Estiveram presentes também autoridades, representantes e simpatizantes.

Kassab saudou a juventude do partido dizendo-se impressionado com a presença de tantos jovens na plateia. Ele manifestou otimismo com os resultados a serem alcançados pelo PSD nas urnas em 2022, e fez uma análise da atual conjuntura. Ao comentar a crise sanitária dos últimos dois anos, o presidente lamentou suas consequências para a educação pública e os reflexos no aumento da desigualdade, mas destacou como ponto positivo a valorização do SUS pela população: “Nosso sistema público de saúde, antes tão criticado, hoje é uma unanimidade”.

Já em relação ao cenário político, Kassab afirmou que o Brasil não pode mais prestigiar aventureiros, e acredita que há uma onda em defesa da boa política. Segundo ele, é preciso recuperar o respeito pelos partidos: “Nós, políticos, teremos nossa credibilidade resgatada quando os partidos forem respeitados. Quando os partidos são respeitados, as coisas ficam mais fáceis, e temos que trabalhar para esse objetivo. Esse tem sido o grande papel do PSD nos últimos anos”, declarou.

Durante o encontro oito lideranças discursaram sobre a atual conjuntura política e as expectativas positivas do partido para 2022.

Kassab também elogiou o desempenho do PSD estadual: “Vejo a seriedade do trabalho que está sendo feito aqui. Hoje, saio daqui realizado, porque tenho certeza que o PSD se consolidou”, concluiu o presidente.

Durante o encontro, encerrado com o discurso do presidente Kassab, oito lideranças discursaram sobre a atual conjuntura política estadual e nacional e as expectativas positivas do partido para o ano de 2022.

A presidente estadual do PSD Letícia Boll abriu o encontro saudando a igualdade e diversidade presentes no partido com os movimentos PSD Mulher, PSD Jovem e PSD Afro e disse estar otimista com a construção político-eleitoral de 2022. “Teremos uma bela caminhada e candidaturas fortes para fazer do PSD um dos maiores partidos do Rio Grande do Sul”.

Por sua vez, o deputado federal Paulo Caleffi destacou que o PSD é o partido que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Ele também ressaltou a importância dos partidos no meio político: “Nós somos a linha de frente. Mas não venceremos uma guerra se não tivermos uma retaguarda forte. Nossa retaguarda é o partido. E o PSD promete, porque é formado por pessoas abnegadas que lutam por uma bandeira”, disse.

Mais de 500 pessoas participaram do encontro, entre lideranças, autoridades, representantes e simpatizantes.

O secretário-geral do PSD-RS, Daniel Mussi, lamentou a atual polarização política no Brasil e lembrou a participação do PSD no crescimento do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Ao fazer uma análise do cenário regional, previu: “Até 2024, o PSD será o grande protagonista da cidade de Pelotas”.

Rosângela Negrini, tesoureira do PSD estadual, falou em seguida sobre a necessidade do fortalecimento da base eleitoral do PSD e enfatizou a importância da participação feminina cada vez maior no partido: “44% dos filiados ao PSD são mulheres”. Disse ter confiança de que o partido terá três deputados federais e quatro deputados estaduais, inclusive com representantes femininas.

A vereadora de Porto Alegre Cláudia Araújo também se referiu às mulheres do partido: “Não tenham medo de colocarem seus nomes à disposição. Não tenham medo de mostrar a força que vocês têm. Nós precisamos da força de vocês. Assim faremos o PSD crescer”, declarou.

Representando os prefeitos do PSD, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, lembrou que a política é a construção do consenso e defendeu a terceira via nas eleições presidenciais de 2022, citando uma frase de Winston Churchill: “Se iniciarmos uma corrida entre o presente e o passado, corremos o risco de perder o futuro”. A atual polarização política nacional também foi mencionada por Luciano Azevedo, que defendeu o afastamento tanto do PSD quanto do Rio Grande do Sul da “briga sem fim da polarização que já fez tão mal a tantas regiões do país”.

O deputado estadual Gaúcho da Geral, em seu discurso, enfatizou que a desconfiança na política pode ser superada com muito trabalho e dedicação. “Toda essa dedicação que estamos tendo durante o mandato, pode ter certeza que teremos também na construção do nosso partido. É um orgulho muito grande ver a presença do público nessa noite. Isso mostra o comprometimento que temos com o PSD e a força do nosso partido.”

O secretário estadual do Esporte, deputado federal licenciado Danrlei de Deus, participou do encontro por meio de uma mensagem em vídeo, uma vez que contraiu a covid-19 e está em isolamento.