SOLIDARIEDADE

Entidades e empresas se mobilizam contra a fome

O deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) participou do evento de lançamento da Agenda Betinho, que prevê ações estruturantes para atender 33 milhões de pessoas que passam fome hoje no Brasil

14/06/2022

O deputado Marcelo Ramos (à direita de Daniel de Souza): “Esta agenda é urgente e um instrumento importante para colocar comida na mesa dos que mais precisam”

Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação do deputado

Em parceria com as Frentes Parlamentares de Combate à Fome e de Segurança Alimentar do Congresso, a Ação da Cidadania realizou, na Câmara, evento de lançamento da agenda Betinho Contra a Fome. Com a presença do Daniel de Souza, filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, presidente do conselho da Ação da Cidadania, o evento – realizado na quarta-feira (8) – teve ainda a participação de entidades e empresas que se dispuseram a promover ações para promoção de políticas públicas de segurança alimentar.

“A agenda Betinho conta com ações estruturantes de combate à fome. O Brasil saiu de um cenário já ruim 19 milhões de pessoas em situação de fome, em 2020, para 33 milhões em 2022. Isso não é um número, não é uma estatística, é uma tragédia. Esta agenda é urgente e um instrumento importante para colocar comida na mesa dos que mais precisam”, disse o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM).

O parlamentar amazonense, que teve participação na organização da Agenda Betinho, foi responsável por trazer empresas do porte da Ambev, Vivo e Natura, além de entidades como a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA), que se dispuseram a contribuir com a agenda.

Daniel Souza lembrou quando seu pai, Betinho, lançou, em 1993, a organização não governamental Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. “Ali, nasceu de fato a consciência da fome, que era um problema política e precisava ser estruturado no Brasil”, disse.

Constam da Agenda Betinho 40 propostas cujo objetivo é contribuir com a garantia, desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas municipais de Segurança Alimentar e Nutricional em todo o Brasil.