MUNICÍPIOS

Equipamentos nos semáforos ajudam pessoas com deficiência visual em Valinhos (SP)

Gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) instala sistema que garante mais segurança aos pedestres na região central do município do interior do Estado de São Paulo

30/11/2022

FacebookWhatsAppTwitter

Equipamento conta com um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento seguro para atravessar a rua

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos

 

Para proporcionar mais segurança e acessibilidade às pessoas com deficiência visual em Valinhos — município de 133 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo — a gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) instalou botoeiras sonoras em semáforos na região central. A instalação do sistema inteligente de travessia é uma ação inédita na cidade. “Nosso objetivo é proporcionar mais inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência, para que tenham autonomia e mobilidade no trânsito da cidade”, afirma Capitã Lucimara.

O equipamento conta com um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento seguro para atravessar a rua. Na quarta-feira (30), as equipes da prefeitura instalaram a botoeira nos semáforos do entorno da rodoviária de Valinhos — em frente à saída do portão 1, na rua Treze de Maio, e na saída do portão 3, na avenida dos Esportes. Outros locais também vão receber o serviço, como os cruzamentos entre as ruas Quinze de Novembro e Campos Sales e entre as avenidas dos Esportes e Onze de Agosto.

Os locais foram indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “A ideia é que, através da tecnologia dessas botoeiras inteligentes, o pedestre com deficiência visual tenha auxílio e facilidade para se localizar e atravessar em total segurança a partir dos sons emitidos”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter