LANÇAMENTO

Espaço Democrático edita livro de Antonio Paim

Personagens da Política Brasileira começa a circular em agosto

22/07/2019

FacebookWhatsAppTwitter

Antonio Paim, autor do livro, ao lado do cientista político Rogério Schmitt e do economista Luiz Alberto Machado

 

Edição: Scriptum

 

O Espaço Democrático – fundação para estudos e formação política do PSD – lança em agosto Personagens da Política Brasileira, livro de um ícone do liberalismo, o historiador e filósofo Antonio Paim. Organizada pelo cientista político Rogério Schmitt, consultor do Espaço Democrático, a obra pretende resgatar, conforme define o próprio Paim, o prestígio da classe política.

E o professor Paim foi o primeiro a receber alguns exemplares de sua obra, como homenagem da Fundação ao seu ilustre colaborador. Rogério Schmitt e o economista Luiz Antonio Machado, acompanhados pelo coordenador de Comunicação da Fundação, Sérgio Rondino, foram até a residência de Paim entregar-lhe pessoalmente os livros.

Em Personagens da Política Brasileira, Paim escreve perfis de 30 personalidades que, ao seu juízo, desenvolveram papel fundamental na construção do Brasil que conhecemos. Assim, o livro é dividido por períodos da História brasileira – Independência e novas instituições, Império, Primeira República, Era Vargas e Regime Constitucional de 1946 e Regime Militar e Redemocratização. Em cada um deles são destacadas as figuras eleitas por Paim, entre os quais Antonio Carlos de Andrada e Silva, Visconde do Rio Branco, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek e Roberto Campos.

Aos 92 anos, Paim, que no prefácio do ex-senador Jorge Bornhausen é apontado como “um dos maiores intérpretes da política mundial e da brasileira em particular”, tem uma rica história. Nascido em Jacobina, município de 80 mil habitantes localizado no extremo Norte da Chapada Diamantina, na Bahia, concluiu o curso de filosofia na Universidade Lomonosov, em Moscou, em uma fase da vida na qual abraçou o marxismo.

De volta ao Brasil e desencantado com as ideias socialistas soviéticas, sentiu-se atraído pelos ideais do liberalismo. Foi professor de várias universidades brasileiras e pesquisador em áreas como Filosofia Brasileira, Pensamento Político Brasileiro, Filosofia Luso-Brasileira, Filosofia Moral, Filosofia da Educação e História das Ideias.

Participou ativamente da política nacional. Elaborou, por exemplo, projetos preparatórios para a Constituição de 1988 e dedicou especial atenção às fundações dos partidos políticos, como o Instituto Tancredo Neves (criado sob o guarda-chuva do PFL e hoje ligado ao DEM) e o Espaço Democrático, do PSD. É extensa a gama de assuntos que aborda em suas contribuições: desde a formulação de políticas para a privatização e desburocratização até estudos sobre a reforma partidária, sempre com o propósito de garantir a representação dos interesses dos eleitores.

Toda esta história refletiu diretamente na produção intelectual de Paim. Ele é o autor de mais de dezenas de livros, entre os quais se destacam História das Ideias Filosóficas no Brasil, vencedor do Prêmio Jabuti na área de Ciências Humanas em 1985, e História do Liberalismo Brasileiro, um clássico reeditado recentemente.

Sala de leitura

Além do livro que tem lançamento previsto para o mês que vem, o Espaço Democrático fará uma homenagem a Antonio Paim. Os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e da fundação, Guilherme Afif, decidiram dedicar a ele o nome da sala de leitura que acaba de ser instalada na sede do partido. Ali estão títulos que foram doados ao Espaço Democrático pelo próprio Paim.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter