CONHECIMENTO

Espaço Democrático lança curso on-line de gestão pública

Conteúdo pode ser acessado gratuitamente na plataforma da fundação. Se você é cadastrado e o seu usuário está inativo, escreva para psdcursos@espacodemocratico.org.br e informe e-mail cadastrado

17/01/2022

FacebookWhatsAppTwitter

 

Está no ar mais um curso do Espaço Democrático, a fundação para estudos e formação política do PSD. Gestão Pública, disponível gratuitamente na plataforma de estudos, é dirigido àqueles que se interessam por administração governamental.

“É mais uma iniciativa nossa para a multiplicação de conhecimento”, destaca o superintendente do Espaço Democrático, João Francisco Aprá, administrador de empresas e criador do ciclo de estudos. “E é um conteúdo democrático, aberto a todos, não apenas a filiados e militantes do PSD”. Aprá lembra que a linha de cursos da fundação já ganhou reputação de qualidade. “Fizemos, em 2017, o curso de formação política; e em 2020 lançamos o preparatório para candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador”, lembra. “No próximo ano daremos continuidade a esta edição voltada para a administração pública”.

O curso Gestão Pública é coordenado pelo economista Luiz Alberto Machado, consultor do Espaço Democrático com larga experiência acadêmica – tem especialização em Desenvolvimento Latino-Americano pela Boston University, é mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, e foi diretor da Faculdade de Economia da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, além de diretor-adjunto da pós-graduação da mesma instituição.

A inspiração para a criação do novo curso veio de uma experiência inovadora da qual o próprio Machado participou, na FAAP, entre 1997 e 2015: o curso Gerente de Cidades, que tinha carga horária de 360 horas e era dirigido a servidores públicos de nível superior. “O programa foi tão bem-sucedido que depois tivemos que atender a uma demanda dos municípios, que queriam reciclar também as pessoas de nível médio”, conta ele. Assim nasceu uma segunda edição, com 180 horas de carga horária. “O curso do Espaço Democrático que está entrando no ar é destinado a quem trabalha ou quer trabalhar na gestão pública municipal”, explica.

Gestão Pública é um curso rápido, dividido em cinco módulos que totalizam 12 vídeos de 12 minutos cada. Todos os professores são consultores da Fundação Espaço Democrático.

Economia brasileira e internacional, primeiro bloco, é apresentado pelo economista Roberto Macedo – responsável pelas disciplinas Tendências da economia internacional e Tendências da economia brasileira. Macedo é mestre e doutor pela Universidade Harvard. Foi professor titular, chefe do Departamento de Economia e diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi também secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O cientista político Rubens Figueiredo trata da disciplina Modernização da economia brasileira. Ele é integrante do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Conselho de Orientação Política e Social da Associação Comercial de São Paulo. É diretor da Associação Brasileira dos Consultores Políticos (ABCOP) e integrou o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Estrutura política brasileira, segundo módulo, é conduzido pelo cientista político Rogério Schmitt. Ele é professor do MBA em Relações Governamentais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, analista de risco político da Empower Consultoria e membro do Conselho Superior de Estudos da Política da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Aspectos jurídicos da gestão municipal, terceiro bloco, vem na sequência, apresentado por Rubens Figueiredo.

No quarto módulo, Gestão municipal, são tratadas questões mais diretamente ligadas ao cotidiano da administração pública. Januario Montone, primeiro presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), ex-presidente da Funasa e secretário municipal de Saúde de São Paulo na gestão de Gilberto Kassab, trata da disciplina Política de saúde.

O sociólogo Tulio Kahn, que atuou, entre outras instituições, no Banco Mundial (Bird), no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além do Ministério da Justiça e de governos estaduais e municipais, conduz a disciplina Política de segurança pública. E Rubens Figueiredo apresenta Ética na administração pública.

O último bloco, Conferências e seminários, tem a participação de Luiz Alberto Machado, que apresenta Criatividade, empreendedorismo e inovação e Economia criativa e cidades criativas, de Roberto Macedo, que ministra Parcerias público-privadas, e Helio Michelini Pellaes Neto, com Paradiplomacia. Ele é empresário e advogado, mestre em Sociologia Política pela Universidad Complutense, de Madrid, na Espanha, e especialista em Cooperação Internacional. Leciona Relações Internacionais na FAAP.

A solução tecnológica para o curso Formação Política – Gestão Pública é da Micropower, parceira do Espaço Democrático no projeto. O acesso à plataforma é feito por meio do link https://espacodemocratico.micropower.com.br/Performa/.

Veja abaixo o passo a passo para fazer o curso.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter