BASE ANTÁRTICA

Estação de pesquisas de ponta é entregue

Construção foi iniciada em 2016. “É um projeto do Estado brasileiro”, diz ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab

16/01/2020

FacebookWhatsAppTwitter

Estação Antártica Comandante Ferraz: 4,5 mil metros quadrados de área e 14 laboratórios

A Estação Antártica Comandante Ferraz, projeto do estado brasileiro que permite maior desenvolvimento científico ao País e a execução de diferentes pesquisas, como nas áreas de oceanografia, biologia molecular e química, foi inaugurada nesta quarta-feira (15) – a antiga estação foi destruída por um incêndio em 2012. A construção da nova Estação teve início no verão de 2015/16 e foi levada adiante durante a gestão do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTIC). Em meio a restrições orçamentárias e contingenciamentos de recursos, foram assegurados os investimentos para que a base pudesse ser entregue agora à comunidade científica.

Com uma área de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados, a nova estação conta com 14 laboratórios (um de uso comum; laboratórios de Biociências; um de Biologia Molecular; um de Microbiologia; um de Microscopia e Experimentação de Plâncton; um de Química; quatro de Bioensaios e um de Triagem), ultrafreezers para armazenamento de amostras e materiais usados nas atividades científicas, além de 32 dormitórios, academia, locais de convivência, refeitório e cozinha, setor de saúde, biblioteca e sala de estar. Possui capacidade para abrigar 65 pessoas.

O projeto foi concebido com a participação direta da comunidade científica, principal usuária das instalações. A inauguração da base Comandante Ferraz é uma iniciativa da Marinha do Brasil, gerente do programa, Ministério da Defesa e do MCTIC. Tinha sua entrega originalmente prevista para 2019.

A antiga unidade de pesquisas no continente gelado, datada de 1984, havia sido destruída por um incêndio em 2012. Para entregar um novo equipamento de ponta no segmento de pesquisa científica foram investidos, nos últimos três anos, mais de R$ 400 milhões.

“Durante todo o tempo da gestão buscamos, a equipe e eu, exercitar essa tarefa importante que é a articulação – por exemplo, trabalhando junto à equipe econômica pela liberação de recursos. Diálogo está inserido entre os parâmetros da grande política, aquela que traz resultados à sociedade”, afirmou Kassab. “A Estação Antártica Comandante Ferraz é um projeto do estado brasileiro, sua entrega é motivo de orgulho para todos, e é importante reconhecer o papel daqueles que se dedicaram à sua entrega no MCTIC, tanto em gestões anteriores quanto na atual. E, claro, destacar a importância da nossa comunidade científica na construção deste projeto e no uso que fará da base a partir de agora”, completou.

Vista aérea da Estação Antártica Comandante Ferraz

A Estação Antártica Comandante Ferraz é acessada a partir da localidade de Punta Arenas, no Chile. Está localizada na Ilha do Rei George, onde se encontram bases de pesquisa de outros países, como Argentina, Rússia e China.

Durante a gestão Kassab no MCTIC (2016-2018) foram levados adiante diferentes outras iniciativas voltadas à pesquisa antártica e desenvolvimento da ciência.

Recebeu apoio, por exemplo, o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que desenvolve e incentiva a pesquisa. Criado em 1982, permite ao País fazer parte de grupo de apenas 29 países que definem o futuro do continente antártico.

O MCTIC promoveu ainda acordo bilateral com a União Europeia para pesquisas no Atlântico, além da delimitação de esforço para a criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center) no arquipélago dos Açores.

O navio oceanográfico Vital de Oliveira, uma das melhores plataformas de pesquisa do Atlântico Sul, teve firmado em 2018 acordo de cooperação do MCTIC com Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Marinha do Brasil, que definiu criação de comitês gestor e científico para emprego da embarcação.

Foi entregue também a regulamentação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que desburocratiza a pesquisa, aproxima ciência e empresa e facilita a internacionalização do setor.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter