Evento discutirá ações contra o barulho na cidade

Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído será celebrado no dia 27 de abril e a Câmara Municipal realiza, no dia seguinte, a III Conferência sobre Ruído.

12/04/2016

O decibelímetro é um aparelho usado para medir a poluição sonora

A Câmara Municipal de São Paulo, por meio do gabinete do vereador Andrea Matarazzo em parceria com a ProAcústica (Associação Brasileira para Qualidade Acústica), participará das atividades do Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído (INAD), a ser celebrado no dia 27 de abril. No dia 28 acontece na Câmara a III Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, com o objetivo de alertar e sensibilizar os diversos públicos acerca de temas como “Educação, saúde e poluição sonora”, “Mobilidade, ruído e vibração” “Construção Civil e Código de Obras” e “Fontes de Ruído: perturbações que impactam a população”.

As discussões para enfrentar a poluição sonora bem como medidas possíveis de solução e mitigação, acontecem no contexto dos impactos da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo; da expectativa de aprovação, em segunda e última votação, do PL 75/2013 Mapa do Ruído Urbano, para fixar metas e prazos para redução de barulho na cidade e do início da tramitação do novo Código de Obras, na Câmara Municipal de São Paulo.

Assim como aconteceu com as poluições visual, do ar e das águas, a poluição sonora foi especialmente combatida pela Prefeitura de São Paulo durante a administração do ex-prefeito Gilberto Kassab. Durante este período, Andrea Matarazzo foi subprefeito da Sé e secretário de Coordenação das Subprefeituras. A Secretaria, assim como todas as subprefeituras, com apoio da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, intensificaram as fiscalizações mediante denúncias para buscar o cumprimento dos limites de ruído estabelecidos pela legislação. A poluição sonora aparece com destaque no ranking das queixas encaminhadas à Ouvidoria Geral do Município.

Entre as atividades que marcarão a data, está programada a medição de ruído e projeção do Mapa Sonoro, em tempo real, na região da Avenida Paulista próximo à Casa das Rosas, ao Hospital Santa Catarina e à Escola Estadual Rodrigues Alves. O ato será complementado com o “Manifesto do Silêncio” que terá, entre suas principais atividades, a participação dos alunos da EMEF Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, da Vila Indiana, na zona Oeste de São Paulo. Eles bloquearão a avenida Paulista nos dois sentidos por um minuto, entre 14h25 e 14h26, vestindo camisetas brancas e portando cartazes brancos em protesto contra a poluição sonora.

A pausa de 60 segundos será realizada de forma simultânea em vários países pelo mundo e faz parte de uma campanha que tem mais de 21 anos, realizada pela League for the Hard of Hearing, atualmente chamada de Center for Hearing and Comunication, de Nova Iorque (EUA). A entidade promove em escala global o evento de conscientização para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana das pessoas e proporcionar aos participantes a oportunidade de conscientização sobre um problema que atinge a todos.

O manifesto foi criado seguindo a temática da ação educativa de conscientização para a problemática do ruído por meio da campanha “Ruído: a solução está na educação!”, promovida pelo INAD Brasil (www.inadbrasil.org), com apoio nacional da ProAcústica.

Mais informações: www.conferenciaruidosp.com.br

Inscrições gratuitas: www.conferenciaruidosp.com.br/inscricao.html