ENCONTRO DEMOCRÁTICO

Evento em Recife inicia preparação para eleições de 2020

Lideranças nacionais e regionais apresentaram instrumentos da fundação Espaço Democrático. Kassab lançou a pré-candidatura do líder do partido na Câmara, André de Paula, à Prefeitura de Recife

02/08/2019

Com a presença de lideranças do partido no país e no Estado, o evento permitiu apresentar e colocar à disposição os materiais desenvolvidos pela fundação.

Centenas de militantes e lideranças do PSD de Pernambuco e da região participaram nesta sexta-feira (2), em Recife, de encontro promovido pelo Espaço Democrático, a fundação do PSD para estudos e formação política. Com a presença de lideranças do partido no país e no Estado, o evento, realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, permitiu apresentar e colocar à disposição de dirigentes e filiados os materiais desenvolvidos pela fundação. Além disso, consultores e integrantes da direção do Espaço Democrático fizeram palestras.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacou que a fundação está disponível para os filiados do partido, como instrumento de discussão de diferentes temas, “seja na questão de economia, de formação política, também para debate da juventude, das mulheres, movimentos sociais e os diferentes outros temas.”

O ex-ministro da Ciência e Tecnologia apontou a necessidade de o PSD em Pernambuco apostar no Espaço Democrático, e ressaltou que a Fundação organiza seminários, debates, cursos e publicações. Esses conteúdos estão disponíveis no site da entidade (www.espacodemocratico.org.br).

Kassab lançou a pré-candidatura do líder do partido na Câmara dos Deputados, André de Paula, à Prefeitura de Recife para as eleições de 2020. No auditório da Assembleia, André de Paula discursou e foi saudado pelos militantes. Destacou o papel do PSD e da fundação, e apontou que o partido se organiza com solidez para o próximo ano.

O partido deliberou em sua executiva nacional lançar candidatura própria em cidades com mais de cem mil eleitores, capitais e aquelas em que contem com geração de TV. Em Pernambuco, além de Recife, por essa regra deve obrigatoriamente ter candidatura própria em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Paulista, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Vitória de Santo Antão e Serra Talhada.

Para o ex-governador de Santa Catarina e coordenador de Formação Política da Fundação, Raimundo Colombo, é função dos partidos políticos e fundações partidárias serem “bases intelectuais da sociedade”. E nesse sentido, o Espaço Democrático está disponível com uma série de “valores e conteúdos”. Segundo ele, “é preciso resgatar o papel primordial do político, que anda desgastado, que é de liderar, de apontar caminhos à sociedade”.

O coordenador de Relações Institucionais da fundação, Vilmar Rocha, afirmou que o PSD é um partido que ocupa o centro no espectro político do país. “O país está radicalizado e o discurso radical gera calor, mas não luz. Luz significando resultados, que é o que o país precisa”, afirmou.

Alexandre Silveira, de Minas Gerais, secretário-geral do partido, recordou que o PSD tem se empenhado nos debates sobre questões essenciais para o futuro do País, com vistas a buscar o “equilibrio entre desenvolvimento econômico e inclusão social”.

Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, lembrou que a maioria das iniciativas legais tem origem nos partidos, ao indicar a importância de que as siglas intensifiquem a participação feminina. “Muitas leis começam a ser criadas nos partidos e daí a necessidade de ser discutidas com a presença das mulheres. No PSD temos buscado ampliar a participação da mulher e também aqui em Pernambuco”, disse.

Ricardo Patah, coordenador do PSD Movimentos, presidente da central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores), apontou a importância de debate sobre o futuro do emprego, como o país pode se posicionar diante das mudanças no mercado de trabalho e a indústria 4.0, e indicou que o Espaço Democrático deve organizar discussão sobre o tema em breve.

O superintendente do Espaço Democrático, João Francisco Aprá, lembrou que a Fundação dispõe de aplicativo disponível para download em plataformas AppleStore e Android, nas quais é possível acessar seus conteúdos, além de receber atualizações sobre novos artigos, por exemplo. Rafael Auad, secretário-geral do PSD Jovem, lembrou que para a sua área de atuação há discussões específicas.

O evento teve também participação do advogado e jornalista Márcio Aith, que falou sobre a importância de adaptação à atualidade quanto a processos e contas partidárias. Thiago Boverio, consultor jurídico do PSD, fez palestra sobre aspectos da legislação partidária e eleitoral. Ele lembrou que as mudanças que passam a vigorar para o próximo ano trazem mais protagonismo às siglas.

Além de André de Paula, presidente estadual do PSD, entre as lideranças de Pernambuco presentes no encontro estavam o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio; Rodrigo Novaes, secretário estadual de Turismo e deputado estadual licenciado pelo PSD; e os deputados estaduais Romário Dias e Joaquim Lira.

Foram filiados prefeitos de três municípios: Jadiel Braga (São Caetano), Adriana Paes (Gloria do Goiatá) e Fabinho Oliveira (Buenos Aires).