CÂMARA

Falta de recursos para habitação preocupa deputados

Charles Fernandes (PSD-BA) e Sidney Leite (PSD-AM) mostraram preocupação com o Minha Casa Minha Vida, que, segundo o governo, só tem dinheiro para prosseguir até junho

25/04/2019

FacebookWhatsAppTwitter

“O maior gerador de emprego e renda foi esse programa”, disse Charles Fernandes, sobre o Minha Casa Minha Vida na Bahia.

 

Edição: Scriptum

 

Os deputados federais do PSD Charles Fernandes (BA) e Sidney Leite (AM) demonstraram preocupação com os rumos do Minha Casa Minha Vida nesta quarta-feira (24), durante audiência pública na qual o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, apresentou dados sobre o andamento do programa e falou dos recursos disponíveis para a área em 2019.

De acordo com o ministro, o Minha Casa Minha Vida só tem verba para seguir até outubro. Mas, acrescentou, “com o contingenciamento, não teremos condições de executar o orçamento e só chegaremos até junho. A partir de junho, se não houver ampliação do nosso limite, nós estaremos inviabilizados tanto na continuidade das obras em execução como nos novos financiamentos”.

O deputado Sidney Leite chamou atenção para as necessidades do Amazonas. “Meu Estado convive com a chaga do segundo pior índice de demanda de habitação. No município de Barcelos, o deficit é de 58,2%, enquanto a média nacional é de 12,1%. O que lamento é que o Amazonas é a pátria d’água e convivemos de forma desigual. Faço um apelo, não dá para desconsiderar o custo amazônico, que é elevado em todas as áreas e também envolve três fusos horários diferentes”, alertou Sidney Leite.

 

O deputado Sidney Leite chamou atenção para as necessidades do Amazonas.

 

Charles Fernandes, da Bahia, destacou que o Minha Casa Minha Vida foi o programa mais importante dos últimos anos. “O maior gerador de emprego e renda foi esse programa. Espero que o programa consiga se manter dentro do orçamento. Reforço que existem modelos regionais importantes, que devem ser mantidos, como por exemplo o de irrigação do Vale do Iuiú. Por isso, peço especial atenção deste ministério para este programa.”

O ministro Gustavo Canuto destacou que deverá enviar até 8 de julho, uma proposta de alteração do Minha Casa Minha Vida e que deverá ser analisada pelos deputados. Hoje o deficit habitacional no país está em 7 milhões de moradias. Além disso, mais de 50 mil obras estão paralisadas ou com ocupações irregulares.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter