MUNICÍPIOS

Feriado de Corpus Christi alavanca economia do Rio

Gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) estima que a arrecadação do ISS pode chegar a quase R$ 14 milhões em junho, graças ao aumento das atividades do setor de turismo

07/06/2023

Montante esperado é 15% maior que em junho de 2022 e 33% acima do valor de junho de 2019, pré-pandemia.

Edição Scriptum com Prefeitura.Rio

A gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está comemorando o crescimento das atividades turísticas na capital fluminense após o fim da pandemia de Covid-19. A expectativa neste mês de junho, por exemplo, é que a arrecadação do ISS atinja R$ 13,9 milhões, se considerados os impostos de serviços voltados para o turismo, que tem forte expectativa por parte da rede hoteleira. O bom desempenho deve ser impulsionado pelo feriadão de Corpus Christi. As projeções são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação e da Riotur.

De acordo com o levantamento, o montante esperado é 15% maior que em junho de 2022, quando a arrecadação chegou a R$ 12,1 milhões e 33% acima do valor de junho de 2019, pré-pandemia (R$ 10,5 milhões). Em junho de 2020, primeiro ano da crise sanitária, o ISS Turismo despencou 84%, em comparação com o mesmo mês de 2019. Já em 2021, ainda sob os efeitos da emergência sanitária, a arrecadação do ISS do turismo ainda estava mais de 50% abaixo do nível pré-covid.

“Com a retomada, o Rio vive uma de suas melhores fases. O atual momento é fruto do trabalho contínuo que reúne diversos órgãos da Prefeitura para ofertar aos cariocas e visitantes o melhor de nossa cidade. Estamos preparados para proporcionar a quem vem ao Rio uma experiência única e inesquecível”, ressaltou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Em 2023, a cidade do Rio tem registrado aumento na arrecadação de ISS de turismo. Em fevereiro, por exemplo, impulsionado pelo Carnaval, a cidade arrecadou R$ 25,7 milhões. O mês de junho, por sua vez, deve fechar como o mais positivo dos últimos anos, só ficando atrás do período da Copa do Mundo, em 2014.

“Estamos vendo a recuperação da vocação do Rio como destino turístico e realizador de grandes eventos: o Carnaval foi um sucesso, e tivemos o Rio2C e o Web Summit Rio, por exemplo. Tudo isso movimenta a cidade e anima turistas estrangeiros e nacionais a virem curtir os feriados aqui na cidade. Os números do ISS mostram que o principal setor da economia carioca está indo muito bem”, comemorou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.