MUNICÍPIOS

Gestão Kalil é aprovada por 57%, mesmo com chuvas e epidemia

Levantamento realizado no início de março em BH aponta que o prefeito lidera a disputa das eleições, com 44%. Ele recuperou popularidade desde janeiro, quando as chuvas castigaram BH

30/03/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

O prefeito Alexandre Kalil

 

Mesmo tendo enfrentado momentos difíceis neste primeiro trimestre, a administração do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), continua sendo avaliada positivamente pela maioria da população da cidade. Depois das fortes chuvas do início do ano e de problemas criados pela epidemia do coronavírus, Kalil é aprovado por 57% dos consultados em pesquisa realizada de 5 a 9 de março, na capital mineira, sob encomenda da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Foram ouvidas 1 mil pessoas de 18 a 75 anos. A gestão do prefeito foi considerada negativa por 11% dos entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A enquete ocorreu antes de entrarem em vigor as medidas restritivas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais e industriais, devido à pandemia do coronavírus, mas desde o primeiro momento Kalil defendeu o cumprimento das recomendações da Organização Mundial da Saúde, enquanto outros administradores públicos questionam o isolamento social.

Levando-se em conta a margem de erro, o desempenho de Kalil se manteve estável, comparado à pesquisa realizada há 10 meses. Porém, houve melhora em relação à enquete realizada em janeiro, quando ele foi aprovado por 48% dos entrevistados.

E o número dos que consideram a administração regular caiu nove pontos percentuais. No início do ano, Belo Horizonte foi castigada por fortes temporais, que atingiram bairros nobres e a periferia. Na época, a administração Kalil foi alvo de críticas.

Também em relação às eleições de outubro, o prefeito lidera a pesquisa. No levantamento espontâneo, ele tem 25% das preferências. O outro citado, Mauro Tramonte (Republicanos), aparece com apenas 1%, enquanto 58% dos entrevistados não souberam responder. Na pesquisa estimulada, Kalil tem 44%, contra 22% de Tramonte, deputado estadual e apresentador de TV. O terceiro colocado aparece com 3%.

Kalil é preferido em todas as faixas etárias. O mesmo ocorre quando se analisa a renda: ele tem 38% da preferência de quem ganha até três salários mínimos e 48% de quem recebe mais de 10 vezes o piso por mês, contra 32% e 11% de Tramonte, respectivamente.

Realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa, o levantamento também ouviu a população belo-horizontina sobre o desempenho do governador de Minas e do presidente da República. Romeu Zema é avaliado positivamente por 42% dos entrevistados, quatro pontos percentuais a menos em relação a janeiro e oito pontos a menos do que em maio de 2019.

A reprovação da gestão do governador aumentou de 30% para 37%. O governo Zema foi considerado regular por 16%, mesmo índice da enquete anterior. A aprovação do presidente Jair Bolsonaro aumentou oito pontos percentuais desde janeiro, chegando agora a 36%. A administração dele foi reprovada por 39% dos consultados.

Bolsonaro é melhor avaliado entre os adultos (de 30 a 59 anos), com 42% de aprovação. A rejeição é maior na faixa de 18 e 29 anos – 46% dos consultados avaliaram negativamente a gestão do presidente.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter