MUNICÍPIOS

Guarulhos (SP) avança no combate à violência contra as mulheres

Em evento realizado no Paço Municipal, o prefeito Guti (PSD) fez um balanço sobre a importância dos investimentos na Patrulha Maria da Penha e do fortalecimento da rede de proteção às vítimas de violência doméstica

08/08/2022

FacebookWhatsAppTwitter

 

 

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

 

Investimentos na Patrulha Maria da Penha, fortalecimento da rede de proteção às mulheres e promoção de cursos de capacitação. Essas foram algumas das principais ações realizadas pelo prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, para o combate à violência doméstica no município de cerca de 1,4 milhão de habitantes da Grande São Paulo. Guti fez um balanço dos projetos da prefeitura na sexta-feira (5), durante evento promovido no auditório do Paço Municipal, no Jardim Bom Clima, em comemoração ao quarto aniversário da patrulha e aos 16 anos da Lei Maria da Penha. “A violência contra a mulher é uma violência brutal contra a sociedade. Tivemos alguns avanços, mas o ideal é que vivêssemos em paz no convívio familiar. Combater esse tipo de crime é necessário, porém o melhor é a mudança de comportamento. Devemos educar as crianças nas escolas para o respeito e a convivência em harmonia”, afirmou o prefeito. Ele também agradeceu às equipes que se dedicam ao acolhimento na Casa da Mulher Clara Maria e ao trabalho da patrulha.

A subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Verinha Sousa, ressaltou a importância da denúncia dos crimes de violência. “Devemos ter em mente que o silêncio não protege. O tratamento da violência contra a mulher vai muito além da questão do empoderamento feminino, da autonomia e da elevação da autoestima. Precisamos do empenho de todos. A população tem a obrigação de ajudar”, disse a subsecretária.

Marcio Pontes, secretário para Assuntos de Segurança Pública, falou da implantação da Patrulha Maria da Penha e apresentou dados sobre o serviço. “A importância da lei que criou a patrulha é enorme para o município, que cresceu no combate à violência doméstica. Desde sua criação, já foram contabilizadas 8.905 fiscalizações de medidas protetivas. Nesse período, 223 vítimas foram inseridas no programa de proteção e 26 homens foram presos em flagrante por descumprimento de medidas judiciais.”

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres atua na prevenção contra a violência por meio das casas e espaços Clara Maria, que oferecem cursos de artesanato, violão, ginástica, costura, entre outras atividades. Além disso, a prefeitura mantém em funcionamento o Centro de Referência no Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Casa das Rosas, Margaridas e Betes.

Implantada em 2019, a Casa Abrigo Reflorescer acolheu, nos dois primeiros anos, 162 pessoas em situação de violência. Somente no primeiro semestre deste ano, mais 43 pessoas foram assistidas.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter