MUNICÍPIOS

Holambra (SP) é destaque regional em ranking de desenvolvimento

Em estudo realizado pelo Instituto Aquila, município obteve o melhor desempenho na Região Metropolitana de Campinas, no interior paulista. Para o prefeito Fernando Capato (PSD), resultado comprova que cidade “é referência em indicadores sociais e de qualidade de vida”

14/01/2022

O prefeito Fernando Capato e a primeira-dama Yvonne Capato

Redação Scriptum

Administrado pelo prefeito Fernando Capato (PSD), Holambra é o mais desenvolvido município da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no interior do Estado de São Paulo, segundo o Índice de Gestão Municipal (IGMA). O levantamento foi realizado pelo Instituto Aquila, que presta consultoria para gestores de empresas no Brasil e em países como Portugal, Suíça, Colômbia e Austrália. No ranking nacional, Holambra, que tem cerca de 15 mil habitantes, está entre as 90 cidades com melhor desempenho. “Nossa cidade é referência em indicadores sociais e de qualidade de vida. A divulgação feita pelo IGMA fortalece essa condição e revela que estamos trilhando o caminho certo, com destaque na região e posição privilegiada em nível nacional”, afirmou Capato.

O estudo levou em consideração o desempenho das administrações em áreas como educação, saúde, eficiência fiscal, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana. Em uma escala de 0 a 100, Holambra obteve nota 73,51, resultado superior ao do Estado de São Paulo, que atingiu média 64,22. Outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, como Indaiatuba e Pedreira, receberam as notas 71,25 e 69,30, respectivamente.

O IGMA é formado por 41 indicadores baseados em fontes públicas como o IBGE, INEP, o Ministério Público Federal e o Mapa da Violência. Esses dados são processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por cada município. Os dados são atualizados sempre que uma nova informação é disponibilizada em alguma das fontes de pesquisa utilizadas pelo instituto.