ENTREVISTA

Hugo Napoleão e a crise atual: ‘ultrapassaremos essa cena’

Ao lançar novo livro (‘Eu fui advogado de JK’), ex-ministro e ex-governador do Piauí diz que o País vive momento de radicalismo e que a economia sofrerá, mas vê o futuro com bons olhos

26/05/2020

O ex-governador Hugo Napoleão

“Vejo o futuro com bons olhos”. A afirmação é do ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão do Rego Neto, que, em entrevista ao site 13Horas, de Pelotas (RS), falou sobre sua trajetória política e profissional e também do momento político nacional e do recente lançamento de seu novo livro: ‘Eu fui Advogado de JK’.

Filho, neto e bisneto de embaixadores, o advogado e político Hugo Napoleão do Rego Neto nasceu em Portland (EUA), em 1943, e atualmente reside em Brasília. Duas vezes senador, três vezes deputado federal, foi três vezes ministro de estado (Cultura, Educação e Comunicações) e governou o Piauí por dois mandatos alternados.

Filho do embaixador de carreira Aluísio Napoleão de Freitas Rego, formou-se em Direito pela PUC-Rio de Janeiro em 1967. No mesmo ano iniciou sua carreira profissional com um estágio na Procuradoria-geral de Justiça da Guanabara, passando depois à condição de assessor jurídico do Banco Denasa de Investimentos S/A e a membro do Escritório de Advocacia Nunes Leal, interrompendo sua trajetória profissional em razão de seu ingresso na política.

Na entrevista ao 13horas, o ex-governador fala sobre a situação política do País, destacando que “vivemos um momento de radicalismo em plena epidemia, o que agrava todos os problemas”. Contudo, lembra, “o brasileiro é sensato nós vamos ultrapassar essa cena sem cair no cadafalso e nem em soluções mágicas para mudar o ritmo de nossa democracia, que foi estabilizada com um grande custo”.

No aspecto econômico, ele admite que “o prejuízo será muito grande”. Mas acredita que “a recuperação virá, mas de um modo absolutamente diferente do que estamos acostumados e precisaremos nos readaptar a esse futuro”.

Confira a entrevista de Hugo Napoleão ao Pelotas 13horas: