Imagens criadas pela Lei Cidade Limpa correm o mundo

​Fotos do artista Tony de Marco, feitas durante a retirada de outdoors e luminosos, foram expostas em diversas museus e ilustram reportagens​

17/10/2014

FacebookWhatsAppTwitter

Fotos mostram estruturas vazias de anúncios, outdoors e luminosos logo depois da implantação da Lei Cidade Limpa

Fotografias do artista plástico e fotógrafo Tony de Marco que mostram estruturas vazias de anúncios, outdoors e luminosos de propaganda logo depois da implantação da Lei Cidade Limpa em São Paulo ilustraram nesta semana um artigo do periódico inglês The Guardian, que analisa a falha do modelo político e econômico ocidental.

As fotos, que foram expostas em diversos museus e galerias do mundo, ilustraram inúmeras reportagens sobre o projeto Cidade Limpa e foram usadas no filme “The Palermo Shooting”, do alemão Wim Wenders. De Marco fez a série de 58 fotografias com uma câmera digital de bolso no período em que a publicidade exterior deixava de poluir a paisagem paulistana.

A Lei Cidade Limpa, ação pioneira da gestão Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo, mudou drasticamente a paisagem urbana da capital paulista. Imensos outdoors que ocupavam as principais ruas e avenidas da cidade desapareceram e as placas de identificação das lojas tiveram o tamanho padronizado. A propaganda deu lugar à arquitetura da cidade e São Paulo se tornou um lugar visualmente mais agradável.

A Lei Cidade Limpa ganhou a simpatia do paulistano, com aprovação de 89%, e teve repercussão internacional. Recebeu o prêmio Werkbund-Label, conferido pela Federação Alemã de Obras do estado de Baden-Wurttemberg.

Lei proibiu todo tipo de publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, backlights e frontlights.

A nova legislação eliminou a poluição visual em São Paulo ao proibir todo tipo de publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, backlights e frontlights. Também ficaram vetados anúncios publicitários em táxis, ônibus e bicicletas.

A legislação ainda fez restrições aos anúncios indicativos, aqueles que identificam no próprio local a atividade exercida, que ganharam medidas máximas definidas para cada caso. A Lei provocou mudanças profundas na cidade de São Paulo. Em questão de meses ficou possível enxergar todo o visual da cidade, como sua rica arquitetura e verde.

Além de despertar o interesse de cidades, como Buenos Aires, Lisboa, Atenas, Seul e Londrina, e países como a Alemanha e o México, a Lei Cidade Limpa também foi destaque no pavilhão da Cidade de São Paulo na Exposição Universal de Xangai, em 2010. O sucesso de público foi tão grande – 1 milhão de visitantes – que o governo chinês solicitou a permanência da exposição após o término da Expo Xangai.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter