Itapira (SP) intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

Gestão do prefeito Toninho Bellini (PSD) vai promover palestras e ampliar a oferta de exames nas unidades básicas de saúde

05/10/2022

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Toninho Bellini

 

Redação Scriptum

Em Itapira — município de 75 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Toninho Bellini (PSD) vai intensificar o atendimento médico oferecido às mulheres neste mês. Até o fim de outubro, todas as unidades básicas de saúde da cidade vão oferecer orientações sobre os cânceres de mama e de colo uterino. Confira aqui a programação de atividades.

A iniciativa faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, promovida mundialmente para a conscientização sobre a importância da detecção precoce dessas doenças. “Rotineiramente, as unidades já atuam nessa prevenção. Contudo, neste mês de outubro, intensificaremos as atividades voltadas para esse público-alvo porque o assunto está mais em evidência”, afirma Deise Fernandes, diretora da rede básica de saúde de Itapira.

Quando não há sinais nem sintomas, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento seja feita em mulheres entre 50 a 69 anos de idade. O procedimento deve ser realizado uma vez a cada dois anos. “Além disso, também é importante que as mulheres façam o autoexame de suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias”, explica a diretora.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter