MUNICÍPIOS

Kalil admite flexibilizar horários se pandemia recuar

21/07/2021

O prefeito Alexandre Kalil: pela primeira vez em três semanas, a taxa de transmissão caiu em Belo Horizonte

Com alguns sinais de que a pandemia de covid-19 começa a ceder terreno em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) já admite a possibilidade de que o horário de funcionamento de bares e restaurantes seja estendido. O prefeito se reuniu na tarde de terça-feira (20) com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindibares), Paulo César Pedrosa, que solicitou a ampliação dos horários do setor para até meia-noite, além da permissão para aumento da quantidade de pessoas por mesa e a flexibilização dos protocolos para funcionamento das casas noturnas.

Segundo Pedrosa, Kalil sinalizou que pode estender o horário de funcionamento de bares para 23h. Segundo os protocolos atuais da Prefeitura da capital mineira, os bares e os restaurantes podem funcionar, de forma presencial, das 11h às 22h. “Pedimos até meia-noite, e Kalil falou que agora não, que vamos de hora em hora. Ele acha que até 23h vai ser possível”, informou Pedrosa, que se diz “otimista”. “Mês que vem vamos nos reunir de novo. Mas uma hora de ampliação já significa muita coisa pra gente. Foi uma vitória!”

O prefeito sinalizou que pode estender o horário de funcionamento de bares para 23h.

O pedido ainda vai ser analisado pelo Comitê de Enfrentamento à covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte. No início do mês, apresentações musicais ao vivo foram autorizadas, mas não houve alteração no horário de funcionamento.

Outra demanda do setor é o aumento de quatro para seis pessoas por mesa nos estabelecimentos. “Ele (Kalil) ainda brincou no bom sentido: ‘me traz um documento assinado pelo Sindibares que vocês serão responsáveis’. Eu não vou fazer isso”, respondeu Pedrosa. Kalil prometeu ao sindicalista que vai conversar com os infectologistas voluntários do Comitê e o secretário de Saúde para avaliar a possibilidade desta mudança.

As casas noturnas e boates não foram incluídas na última flexibilização, anunciada pela prefeitura no início de julho. No entanto, reuniões com o executivo indicam que a reabertura desta modalidade só será permitida com a exigência de comprovante de vacinação ou teste PCR.

Sinal de melhora

Pela primeira vez em três semanas, a taxa de transmissão do novo coronavírus em Belo Horizonte caiu na terça-feira (20). O número vinha subindo desde 29 de junho, segundo informações do boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura da cidade. Desde 7 de julho, a transmissão da covid-19 vinha se acelerando em Belo Horizonte, mas na semana passada começou a estabilizar e chegou agora a 1,02.

Apesar disso, permanece na área de alerta da escala de risco. No nível atual, 102 pessoas são infectadas pelo vírus a cada 100 diagnósticos, em média.

Por sua vez, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com covid-19 caiu pelo terceiro dia consecutivo, ao contrário dos leitos em enfermaria, que cresceu. De acordo com o balanço, a taxa de uso das camas de terapia intensiva diminuiu de 64,9% para 64,1%. Ainda assim, o indicador continua no nível de alerta, entre 50% e 70%, pelo 18º levantamento seguido.