ELEIÇÕES 2020

Kalil lidera com folga corrida para reeleição em BH

Nova pesquisa mostra o atual prefeito da capital mineira com grande vantagem sobre os outros concorrentes ao cargo. No levantamento estimulado, ele supera os 55% das intenções de voto

28/07/2020

O prefeito Alexandre Kalil

Uma nova pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná nesta terça-feira (28) confirmou a tendência que já vinha sendo observada em levantamentos anteriores: o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem grande chance de ser reeleito já no primeiro turno das eleições municipais deste ano, em novembro próximo. Kalil lidera com folga em todos os cenários pesquisados no levantamento.

Na pesquisa espontânea, 59,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar. Já 26,7% citaram o nome de Kalil, enquanto outros 9,5% afirmaram que não votariam em ninguém. Apenas um de seus concorrentes a deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG), teve mais de 1% dos votos nesse cenário, chegando a 1,5% das menções.

Quando foram apresentados aos entrevistados os nomes de 14 pré-candidatos, Kalil foi escolhido por 55,9% dos eleitores. Outros 14% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 7,1% não sabem. Nessa situação, o oponente que mais se aproximou do atual prefeito foi escolhido por apenas 6,5% dos entrevistados.

Com a apresentação de apenas nove nomes, o atual prefeito novamente se sobressai, com 56,5% das citações. As opções nenhum (14,9%) e não sabe (6,8%) também batem qualquer rival de Kalil.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de julho deste ano, com margem de erro de 3,5%, de acordo com o Paraná Pesquisas. O pleito deste ano acontecerá em 15 de novembro (primeiro turno) e 29 do mesmo mês (segundo

O levantamento do Instituto Paraná também estabelece em quem o eleitor escolheria “com certeza”, “de jeito nenhum” ou que talvez “poderia votar”. Segundo os dados, 37,8% votaria com certeza em Kalil, enquanto o rival mais próximo ficou com 2,9%. Entre candidatos que os eleitores talvez “poderiam votar”, Kalil lidera novamente, com 33%.

Kalil é o menos citado quando se fala em um candidato que não votaria “de jeito nenhum”, com 27,3%. Apoiado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o pré-candidato Rodrigo Paiva lidera nesse quesito, com 48,2%.