MUNICÍPIOS

Kalil prepara Belo Horizonte para enfrentar as chuvas

Prefeito da capital mineira reuniu secretários e técnicos para reforçar ações e reduzir impactos de tempestades sobre a população. “A reunião foi para suavizar os danos que as chuvas prometem para o fim do ano”

20/10/2021

O prefeito Alexandre Kalil

Diante da possibilidade de a cidade ser novamente atingida por fortes chuvas, como aconteceu nos últimos anos, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), determinou na terça-feira (19) a realização de um mapeamento minucioso de todas as áreas de risco geológico da capital mineira. O levantamento servirá de base para um plano de ação para enfrentar e reduzir os impactos sobre a população de prováveis danos causados pelas chuvas.

As ações foram discutidas durante reunião entre Kalil e integrantes do comitê encarregado do enfrentamento de emergências, do qual participam secretários e coordenadores de regionais, na sede do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte.

De acordo com o prefeito, as medidas vão desde tapa buracos a avaliação de áreas de risco geológico. “Ninguém vai acabar com a chuva, ninguém vai resolver o problema e não vamos falar que está tudo resolvido. A reunião foi para suavizar os danos que as chuvas prometem para o fim do ano. Então viemos aqui para organizar um comitê, para que a gente estruture de forma organizada, para que possa diminuir os danos que as chuvas têm provocado. Temos que ter, prontamente, um plano robusto e organizado, como foi feito quando soubemos da que vinha em 2019 e 2020. E que aconteceu “, disse.

Segundo Kalil, “para a chuva de amanhã, nós vamos continuar com o nosso plano que está vindo há um ano. A de depois de amanhã, também. Mas a que vem daqui a um mês ou 20 dias, nós temos que ter prontamente um plano robusto e organizado, como foi feito quando soubemos da chuva que vinha em 2019 e 2020”, afirmou.

De acordo com o prefeito, foi graças à atuação do comitê que se reúne semanalmente, que nessa segunda-feira, pouco depois de iniciadas fortes chuvas, vias com maior probabilidade de enchente foram interditadas e famílias retiradas de áreas de risco. “Quem se organizar melhor, de forma mais robusta, vai diminuir um pouco o sofrimento dessa população”, completou.

De janeiro a setembro de 2021, a Urbel realizou cerca de 50 obras em áreas de risco geológico em vilas e favelas. Mais de 150 famílias foram retiradas preventivamente. As ações preventivas nas áreas de risco em vilas e favelas são desenvolvidas não só no período das chuvas, que vai de outubro a março, mas durante todo o ano. A atenção nestas áreas é reforçada por meio de vistorias técnicas e monitoramento constante, principalmente nos locais mais críticos.

Quando da chegada das chuvas, os esforços se concentram no atendimento à população. Se o local apresenta grau de risco alto ou muito alto, o qual não pode ser eliminado ou controlado por uma obra tecnicamente viável, a família é removida, sendo encaminhada para o Abrigo Municipal. Ela também pode acessar o programa Bolsa Moradia até o seu reassentamento definitivo em uma unidade habitacional construída pela Prefeitura.

Além dos investimentos em grandes obras, a Prefeitura desenvolve ações permanentes de prevenção às enchentes e proteção da população contra os riscos de desastres durante todo o ano. O esforço envolve todos os órgãos da administração municipal, cada um com sua vocação, desde manutenção de bacias de detenção, cuidados com a arborização, limpeza de bocas de lobo e de vias, galerias, fundos de vales de córregos, contenção de encostas, além do trabalho preventivo de alerta e conscientização dos moradores das áreas de inundação da cidade.

As grandes obras em andamento apresentaram funcionalidade nas chuvas dessa semana, retendo milhões de litros de água e evitando maiores estragos. Na região do Barreiro, as bacias no córrego Túnel Camarões, com capacidade de reter até 400 milhões de litros de água, cumpriram a sua função, escoando a água aos poucos.