MARANHÃO

Karla Sarney fortalece núcleo feminino do PSD

Vereadora em São Luiz, atual coordenadora do PSD Mulher do Maranhão, advogada e administradora de empresas, trabalha para aumentar o número de candidatas nas próximas eleições

26/07/2021

A vereadora Karla Sarney: “Aqui no PSD encontrei a autonomia necessária e quero levar o partido até as mulheres do Maranhão”

O nome familiar é muito tradicional no Maranhão. O tio foi presidente da República e a prima, governadora do Estado. No entanto, Karla Sarney estava sempre atuando nos bastidores, sem nenhuma conexão oficial com a vida pública. As coisas só mudaram em 2016, quando ela decidiu se candidatar a vereadora em São Luiz. Não deu certo, ela se desiludiu e, a princípio, deixou a ideia para lá. Mas veio a pandemia e, com ela, um forte trabalho social envolvendo não só famílias carentes, mas principalmente o empoderamento feminino.

Com isso, renasceu a ideia. Karla Sarney filiou-se em 2019 ao PSD e, no ano passado, decidiu concorrer novamente, e desta vez com sucesso: elegeu-se vereadora com 3.594 votos.

Atual coordenadora do PSD Mulher do Maranhão, a advogada e administradora de empresas Karla tem projetos ambiciosos e a missão de fortalecer não só o núcleo feminino do partido no Estado, mas também o de aumentar o número de mulheres candidatas e – por que não? – vencedoras, tanto na Assembleia Legislativa do Maranhão quanto na Câmara dos Deputados.

Karla e o deputado federal Edilázio Junior (PSD-MA) estão organizando um encontro no mês de setembro para reunir filiadas eleitas – no Estado, são 17 vereadoras, 3 prefeitas e 3 vice-prefeitas – e discutir quais serão as estratégias eleitorais para fortalecer as candidaturas femininas estaduais.

Foi o deputado Edilázio quem trouxe Karla para o PSD. “Aqui encontrei a autonomia necessária e quero levar o partido até as mulheres do Maranhão, com informações e conhecimentos sobre o partido e suas bandeiras”, afirmou a vereadora. Karla se reuniu na última sexta-feira (23) com a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, em São Paulo.

“Queremos mostrar segurança a estas mulheres, que elas possam contar comigo e com a Alda para chegar a esse espírito de independência. Elas podem se candidatar mesmo sem autonomia econômica. Queremos que elas saibam que temos condições para sustentar as candidaturas viáveis”, acrescentou.

Para Karla, este é um dos passos iniciais para o empoderamento feminino. O trabalho social que a vereadora vem desenvolvendo desde 2019, através do projeto Mulheres de Verdade, tem este objetivo bem definido, principalmente com o agravamento da crise social por conta da pandemia do coronavírus. “Agora vamos nos relançar, queremos investir na capacitação das mulheres. Nos últimos sete meses, estivemos muito focadas na distribuição de cestas básicas, kits de limpeza, além de outras formas de auxílio. Agora, queremos tirar essas mulheres da condição de recebedoras de cestas básicas e torná-las independentes e donas do próprio nariz. Para isso, promovemos cursos de capacitação e outras formas de estímulo ao empreendedorismo. “Nesta pandemia, eu diria que as mulheres se reinventaram. Agiram como guerreiras para não deixar os filhos desamparados e criaram caminhos alternativos para sustentá-los. E, além disso, começaram a conviver mais com os filhos e acompanhá-los de perto. As mulheres contribuíram muito e certamente sairão mais fortes dessa fase.”

Um de seus projetos como vereadora, inclusive, prevê que prestadores de serviços sujeitos à incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) tenham isenção de até 3% no imposto durante o período de contratação de mulheres vítimas de violência doméstica ou domiciliar.

Mas Karla não é apenas dedicada às causas femininas e sociais. Alinhada ao prefeito Eduardo Braide (Podemos), ela tem apresentado ideias à atual gestão também na área de meio ambiente, como a criação do Departamento Municipal de Proteção Animal, para atuar na proteção, defesa e bem-estar dos animais; e defende o “embelezamento” dos rios e manguezais da capital maranhense. Além disso, a vereadora atua na fiscalização de pontos da cidade que se transformaram em pontos de descarte de lixo, para que possam ser limpos e revitalizados.

“Também tenho propostas para estimular investimentos em sistemas de energia solar ecologicamente adequados em empreendimentos particulares e públicos, residenciais, comunitários e industriais de São Luís”, acrescentou. “O incentivo à utilização da energia fotovoltaica irá fomentar as práticas de uma energia mais sustentável, renovável e limpa.”