INCLUSÃO DIGITAL

Kassab assina acordo para melhorar a gestão dos municípios

Em Foz do Iguaçu, ministro firmou convênio com o Parque Tecnológico Itaipu que também vai promover a revitalização e o acompanhamento dos pontos de inclusão digital na região

07/11/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Para Kassab, acordo tem potencial para criar softwares que podem ajudar a melhorar a qualidade e a eficiência da gestão nos municípios brasileiros.

 

Edição: Scriptum

 

Uma iniciativa que efetivamente pode ajudar a melhorar a qualidade da gestão dos municípios brasileiros. É assim que o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, definiu nesta terça-feira (6), o acordo de cooperação com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para expandir iniciativas de inclusão digital e implementar um aplicativo de gestão municipal em cidades da região.

Ao participar do evento de assinatura do acordo, em Foz do Iguaçu (PR), o ministro que o objetivo é promover a revitalização e o acompanhamento dos pontos de inclusão digital (PIDs), integrando programas e projetos desenvolvidos pelo MCTIC, como Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e Cidades Digitais, com foco em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Para Kassab, o acordo tem potencial para gerar uma “iniciativa de longo prazo entre Itaipu e o MCTIC no sentido de criar softwares que possam efetivamente ajudar a melhorar a qualidade e a eficiência da gestão nos municípios brasileiros”. Ele esclareceu que “essa é a razão dessa parceria, não apenas nesse primeiro projeto, mas também de outros que seguirão”.

Criado em 2003, o Parque Tecnológico Itaipu surgiu a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, que, além de reforçar a geração de energia com qualidade, incorporou ações em seu planejamento estratégico para impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico no Brasil e Paraguai.

O diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, Américo Bernardes, lembrou que a assinatura do acordo é a conclusão de um esforço de quase cinco anos. “Este projeto está vinculado a um outro projeto do ministério, que é garantir a conectividade de populações nos municípios e também aquelas populações que vivem fora da sede do munícipio.”

Kassab reiterou que a iniciativa representa um enorme avanço. “Trata-se de facilitar o acesso dos cidadãos aos mecanismos de gestão, permitindo que desfrutem efetivamente dessas melhorias,” afirmou.

Em parceria com o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação e com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Itaipu articulou a implantação de um ambiente apropriado para o desenvolvimento tecnológico. “Estamos falando de inclusão digital e estamos devolvendo à sociedade”, destacou o diretor-geral de Itaipu Marcos Stamm.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter