Londrina

Kireeff reabre a UBS Vila Nova

Unidade de saúde, localizada na região central, retoma o atendimento após receber diversas melhorias estruturais

21/12/2016

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, participaram, nesta quarta-feira (21), da reabertura da Unidade Básica de Saúde Luiz Marques de Mendonça (UBS Vila Nova), que retoma os atendimentos após passar por reformas estruturais. A unidade fica na rua Cabo Verde, 150, região central.

Essa é a última entrega de reforma em Unidades Básicas de Saúde de Londrina, dentro do pacote definido no início desta gestão. Para Kireeff, essas ações devem ter caráter permanente e continuado. “Há muitos anos não havia nenhum tipo de intervenção na manutenção das unidades de saúde. Com essa entrega, superamos 1/3 de todas as UBS reformadas ao longo do período, além da entrega de cinco novas. Nossa expectativa é que esse movimento de manutenção seja permanente, para que tenhamos um padrão médio de instalações e possamos atender a população com mais qualidade.”

A unidade atende a um público de aproximadamente 7,5 mil pessoas de 28 bairros e estava fechada desde agosto deste ano para a realização de procedimentos de recuperação e melhorias estruturais, solucionando problemas de desgaste predial.

O secretário de Saúde contou que foi preciso pouco mais de 60 dias para o trabalho de recuperação e reforma da unidade. “São cerca de 20 unidades básicas recuperadas nesses quatro anos, o que é uma performance muito boa, visto que temos 54 unidades. Se tivéssemos a cada quatro anos esse quantitativo reformado, já estaríamos na quarta ou quinta rodada de melhorias, o que diminuiria significativamente o número de problemas em nossas unidades”, destacou.

A área de 247 m2 recebeu adequações no teto, telhado, paredes, pintura geral, revisão elétrica, melhorias nos banheiros, além de recuperação e reparos em equipamentos internos. As obras também permitiram mais acessibilidade a pessoas com necessidades especiais (banheiro e guia no asfalto) e adaptação de alguns ambientes, segundo as normas de vigilância sanitária, como instalação de telas, azulejos em esterilização, lixos e adequação de fluxos de trabalho nos ambientes. Ainda foram instalados pontos de rede em algumas salas, com a finalidade de garantir acesso ao prontuário eletrônico.

Martin também comentou que a execução dos trabalhos foi acompanhada pelo Conselho Municipal de Saúde, que participou de perto dando sugestões e apontando complementos que ajudaram a melhorar o resultado final. O espaço oferece atendimento em enfermagem, clínica médica, pediatria, ginecologia e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com farmacêutico, nutricionista, educador físico, psicóloga e fisioterapeuta. Foram investidos R$ 118.311,01, recursos provenientes do governo estadual.

Abrangência – o local atende atualmente um público aproximado de 7.500 pessoas, de 28 bairros: Jardins Guaporé 1 e 2, Oguido, Quati, Tabapuã, Yoshikawa, Nossa Senhora do Desterro, Parques ABC 1 e 2 e São Cristóvão, Residencial Portugal, Vilas Adolfo, Agari, Aparecida, Chácara Agari, Conceição, Ernest, Garcia, Mendonça, Menegazzo, Monteiro, Nalin; Nóbrega, Nova, Pietraróia, Shimabokuro, Surjus, Conjunto Residencial Tietê.

Outras obras – Desde 2013, a atual gestão construiu e inaugurou quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Londrina: a UBS Milton Gavetti, UBS Padovani/Vista Bela e UBS Campos Verdes, todas localizadas na região norte, e a UBS Guanabara, que fica na região central.

Além das quatro unidades básicas, o município também realizou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Angélica Castoldo, a UPA centro-oeste, localizada na Avenida Abélio Benatti, nº 4.000.

Outras obras da atual gestão foram a reforma e ampliação da UBS Itapoã e UBS San Izidro, localizadas na região sul da cidade. Ainda houve obras de recuperação predial em 16 UBSs, mais o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III). Está em andamento a recuperação da UBS do Parque das Indústrias, na região sul.