MUNICÍPIOS

Mais atenção à saúde de pets de famílias carentes

Em Florianópolis, o prefeito Topázio Neto (PSD) anuncia que a cidade é a primeira do Brasil a oferecer exames e tratamento para animais com leishmaniose

24/01/2023

O prefeito Topázio Neto: “Não achávamos justo que famílias carentes tivessem apenas a opção da eutanásia”

Redação Scriptum com Prefeitura de Florianópolis

A cidade de Florianópolis é a primeira do Brasil a oferecer exames e tratamento medicamentoso para animais com leishmaniose de famílias carentes. “Não achávamos justo que famílias carentes tivessem apenas a opção da eutanásia. Por mais que este seja um protocolo nacional, acreditamos que Florianópolis poderia ir além e oferecer os remédios. Animais se tornaram parte integrante das nossas famílias”, explicou o prefeito Topázio Neto (PSD).

Oferecer o tratamento e custear remédios se tornou obrigatório por lei de 2021, de origem da própria Prefeitura, com a indicação da vereadora Pri Fernandes. No Brasil, o protocolo do Ministério da Saúde prevê eutanásia em animais com a doença e que não estejam em tratamento.

A Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), faz investigação e varredura em áreas com a presença do mosquito-palha, agente transmissor da doença leishmaniose. Em locais cujas famílias são carentes, o município já oferecia gratuitamente a coleira repelente que ajuda a manter o mosquito longe dos animais.

Além disso, os animais também são investigados através de exames. Em caso positivo para a doença, a família pode optar pelo tratamento. Se comprovado baixa renda, agora a prefeitura doa o medicamento.