Manifestação cultural, vaquejada agora está regulamentada

Bancada do PSD ressalta a importância socioeconômica da atividade, cuja regulamentação foi aprovada no Plenário por 402 votos a favor e 34 contra

10/07/2019

O deputado Marx Beltrão

Edição: Scriptum

Com 402 votos a favor, 34 contra e quatro abstenções, o Plenário da Câmara aprovou, na terça-feira (9), o texto-base da proposta que regulamenta as práticas equestres (vaquejada, rodeio e laço) no Brasil. O projeto, que veio do Senado, reconhece as atividades como expressões esportivo-culturais e parte do patrimônio cultural brasileiro.

Assim como outros integrantes da bancada, o líder do PSD na Câmara, deputado André de Paula (PE), ressaltou a expressiva vitória na votação que regulamenta de forma definitiva os esportes equestres. “Essa Casa guarda sintonia com as ruas do país. Marchamos, mais uma vez, ao lado daqueles que como eu amam os esportes equestres.”

“Estamos na luta em defesa dos vaqueiros do Nordeste”, disse o deputado Domingos Neto (PSD-CE).

Para o deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL), coordenador da bancada de Alagoas, a decisão é uma conquista popular. “Como nordestino, reconheço e acompanho de perto a relevância da vaquejada para a nossa cultura e, sobretudo, para a economia. Lutei junto com a vaqueirama pela emenda constitucional que autoriza as vaquejadas em nosso país e garantem mais de 700 mil empregos pela atividade. Uma conquista de tamanha relevância para o povo sertanejo, uma luta que acompanho desde o começo e tenho muito orgulho de ver esse reconhecimento do Congresso”.

Fábio Mitidieri (PSD-SE) ressaltou que a vaquejada, o rodeio e as provas de laço “são expressões culturais do povo e representa os valores do povo nordestino”.

Charles Fernandes (PSD-BA) argumentou que os animais são bem tratados e há regras para as práticas esportivas. “Não existem maus-tratos. Todos os animais saem com a proteção na cauda, são muito bem tratados. Há um movimento na economia, geração de empregos não só na Bahia, mas em todo o país.”

Darci de Matos (PSD-SC) disse que a prática da vaquejada, rodeio e provas de laço também são muito importantes para a região sul. “São eventos da família brasileira. Aquece a economia, promove entretenimento e lazer.”

José Nunes (PSD-BA) deu números sobre o evento em seu Estado. “São mais de 4 mil festas organizadas somente no Nordeste, onde não há financiamento público para isso”.