Paraná

Maringá se destaca em qualidade de ensino no Paraná

O prefeito da cidade, Ulisses Maia (PSD), diz que investimento constante em educação elevou a qualidade de ensino e aposta em metodologia inovadora com foco na tecnologia

21/09/2022

FacebookWhatsAppTwitter

 

A rede municipal registrou nota de 6,5, maior que a média do Brasil, que é de 5,8, e das cidades paranaenses, de 6.

 

Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação da Prefeitura

 

A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 trouxe uma boa notícia para a população de Maringá, município de 436 mil habitantes na região Norte do Paraná. Segundo o prefeito da cidade, Ulisses Maia (PSD), o indicador comprovou que a rede municipal de Maringá é referência em qualidade de ensino e aposta em metodologia inovadora com foco na tecnologia.

“Investimos constantemente para proporcionar a melhor experiência e aprendizagem aos nossos alunos. O conhecimento tem poder transformador e investir na oferta de educação de qualidade é proporcionar oportunidades para o presente e futuro das nossas crianças”, afirmou Ulisses Maia.

A qualidade de ensino é comprovada com a nota conquistada pela gestão municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2021. Maringá conquistou a melhor nota entre as cinco maiores cidades do Paraná. A rede municipal registrou nota de 6,5, maior que a média do Brasil, que é de 5,8, e das cidades paranaenses, de 6.

A nota conquistada pela cidade no Ideb de 2021 é 12% superior à média nacional e 8% da estadual. Além disso, o índice de Maringá na educação básica fica acima da média dos estados do Sul do Brasil. O prefeito Ulisses Maia destaca que o resultado é reflexo de uma metodologia que alia, entre outros aspectos, tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo.

Para a secretária de Educação, Tania Periotto, os dados comprovam a excelência da metodologia adotada. “O Ideb reforça a qualidade do ensino e como o plano educacional adotado durante a pandemia foi positivo. Além disso, a gestão municipal não mede esforços para garantir materiais didáticos e uniformes de qualidade, experiências de aprendizado diversificadas e estruturas físicas modernas para nossos mais de 35 mil alunos”, afirma a secretária.

Avanço

A Prefeitura de Maringá investe constantemente na ampliação do ensino integral, que já abrange 73% das unidades de ensino. A cidade já ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação que estabelece que pelo menos 50% das escolas ofereçam a educação integral até 2024. Para os alunos matriculados na Ampliação da Jornada Escolar (ensino integral), o município ampliou a oferta de oficinas de educação empreendedora, artesanato, xadrez e outras.

Conectada à inovação e tecnologia, a gestão municipal adquiriu 5,1 mil notebooks para professores, alunos, escolas e CMEIs. O município também implantou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que possibilita aos professores o planejamento de aulas inovadoras para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

A valorização dos profissionais da educação também é outra frente importante para o município. Além dos notebooks para uso pessoal de todos os professores da rede municipal, o município garante salário superior ao piso nacional. A Prefeitura também criou o Auxílio Conectividade, benefício de R$ 100 para custear o acesso à internet, e a gratificação por produtividade, de R$ 200, para incentivar a capacitação, atualização, pesquisa e produção, dos professores, educadores e auxiliares.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter