MUNICÍPIOS

Maringá sediará Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Prefeito Ulisses Maia (PSD) comemorou a confirmação do evento, que vai abordar temas como o racismo estrutural, educação, meio ambiente e desenvolvimento urbano

18/01/2022

O prefeito Ulisses Maia: Maringá será a primeira cidade do interior do Paraná a sediar o evento

Redação Scriptum com Agencia de notícias do governo do Paraná

Já conhecida como uma das melhores cidades do Brasil para se viver, Maringá vai sediar nos próximos dias 8, 9 e 10 de abril a 6ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O município de 436 mil habitantes, situado na região Norte do Paraná, será o primeiro do Interior do Estado a sediar o evento, que promoverá palestras e oficinas por personalidades nacionais para discutir questões relacionadas à igualdade racial, abordando temas como o racismo estrutural, educação, meio ambiente, população indígena, ciganos, segurança pública e desenvolvimento urbano, entre outros.

O prefeito Ulisses Maia (PSD) comemorou a oficialização do encontro. Ele agradeceu a escolha e destacou que o evento será um marco histórico para a cidade. “Já somos conhecidos nacionalmente por ser um dos melhores municípios do Brasil para se viver”, disse.

Saul Dorval, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), explicou que a escolha da cidade pela gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) se deu por conta de uma demanda de movimentos sociais da região. “Era uma reivindicação antiga dos municípios e dentro do Governo conseguimos isso”, destacou Dorval.

Para o presidente do Consepir, o evento será um destaque no empenho do município em defesa da promoção da igualdade racial na cidade e também no Estado. “O Paraná é protagonista na promoção da igualdade racial, por isso a expectativa de ser a maior conferência do Brasil, por toda essa construção do Governo. É o Estado que mais fez pelas minorias”, disse.

O secretário municipal de Juventude, Igualdade e Cidadania, Emmanuel Predestin, também agradeceu aos conselheiros do Consepir pela escolha da cidade. “A pasta está à disposição para auxiliar as demais na realização da conferência”, afirmou.

Secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira considera acertada a escolha de Maringá, pois, segundo ela, trata-se de uma cidade humanizada, inclusiva e que possui uma expertise na realização deste tipo de evento. “Por conta do grande engajamento dos grupos étnicos com o evento, serão tomadas muitas decisões importantes para os paranaenses”, destacou.