ESTADOS

Mitidieri garante apoio aos produtores de camarão

Governador de Sergipe leva ao governo federal demandas do segmento, um dos mais importantes para a economia do Estado. O fomento à carcinicultura é um dos compromissos de seu programa de governo

24/01/2023

FacebookWhatsAppTwitter

 

O governador Fábio Mitidieri se reuniu com deputados estaduais e federais eleitos, prefeitos, ex-prefeitos e ex-vereadores dos municípios do Baixo São Francisco.

 

Redação Scriptum com Agência de Notícias de Sergipe

 

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), se reuniu na terça-feira (24) com representantes de diversos segmentos da sociedade para discutir projeto de fomento à carcinicultura (produção de camarão em cativeiro) no Baixo São Francisco. Ele assegurou que levará as demandas ao ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, com quem se reúne nesta quarta-feira (25), em Brasília.

De acordo com Mitidieri, o atendimento da demanda dos produtores de Sergipe exige a participação do governo federal. “Por isso, vamos marcar uma segunda audiência, desta vez com a presença do Incra nacional, para ampliarmos o debate sobre os assuntos aqui pautados”, ressaltou o governador, informando que pretende implementar a ampliação do Projeto Mão Amiga, além de reforçar o projeto que vai incluir o camarão na merenda escolar.

As demandas do setor foram levadas ao governador de Sergipe por representantes da Cooperativa de Aquicultores do Baixo São Francisco (Copa), da Associação Norte Sergipana de Aquicultura (Ansa) e da Colônia de Pescadores de Neópolis e Região, representando produtores de Brejo Grande, Pacatuba e Ilha das Flores. Além deles, participaram do encontro também deputados estaduais e federais eleitos, prefeitos, ex-prefeitos e ex-vereadores dos municípios da região.

Salinização

De acordo com o relatório apresentado, a salinização das águas do rio São Francisco inviabiliza a rizicultura em Brejo Grande. Isso fez com que os produtores migrassem para a carcinicultura. Atualmente, no município de Pacatuba, existem 2.350 hectares de viveiros licenciados instalados e em operação. Portanto, com as condições ideais de salinidade da água alcançadas haverá fortalecimento da plena produtividade dessas áreas de cultivo, transformando a realidade econômica, social e ambiental dos municípios que compõem o Baixo São Francisco e possibilitando que a cadeia produtiva estimule o surgimento de novas empresas para a prestação de serviços e indústrias, resultando na criação de novas vagas no mercado de trabalho.

Além disso, os participantes da reunião solicitaram o apoio da atual gestão a respeito da nova delimitação territorial do município de Brejo Grande, estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que, segundo o relatório, comprometerá o desenvolvimento da região, inibindo a cadeia produtiva já instalada e em operação, com potencial para alçar o estado de Sergipe ao maior produtor do país.

Compromisso

O fomento à atividade da carcinicultura é um dos compromissos do programa de governo de Fábio Mitidieri. O objetivo é investir no fortalecimento e na ampliação da carcinicultura por meio da capacitação e assistência técnica para atuação regular de produtores e para minimizar os impactos ambientais da atividade, com fomento da recuperação de áreas degradadas.

Também faz parte do Plano de Governo a ampliação do programa Mão Amiga e do número de trabalhadores beneficiados em todas as regiões do Estado, com incentivos à abertura de novos postos de trabalho e oportunidades de emprego e renda, inclusive da pesca e da rizicultura do Baixo São Francisco.

Ampliar o cardápio da alimentação escolar na rede estadual de ensino, incluindo, alimentos típicos de Sergipe, como o camarão e mariscos, garantindo a complementação dos valores destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), também é compromisso do governador, juntamente com o investimento no fortalecimento da cadeia de produção, incentivando a formação de cooperativas e de agroindústrias para o beneficiamento do camarão e sua casca, agregando valor ao produto.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter