EXTERIOR

Nelsinho Trad discute acordo comercial com a Europa

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça, o senador participou, na Bélgica, de encontro com parlamentares da União Europeia e da Suíça para tratar do fortalecimento dos laços comerciais

07/06/2023

FacebookWhatsAppTwitter

O senador Nelsinho Trad: Faremos interlocução com os europeus para destacar os interesses do agronegócio de MS e outros Estados no acordo”

 

 

Edição Scriptum com Campo Grande News

 

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça, participou na segunda-feira (5), em Bruxelas, na Bélgica, de encontro com parlamentares da União Europeia e da Suíça para tratar do fortalecimento dos laços comerciais com o Brasil. Ele lembrou que o acordo Mercosul-União Europeia está em negociação há muito tempo e não é simples. “Temos recebido delegações principalmente da Europa para avançar nessa questão”, afirmou, destacando que o Brasil pode ser útil para o agronegócio desses países e que a economia nacional pode ser dinamizada com produtos europeus.

Trad acredita que o encontro poderá trazer avanços em direção ao fechamento do acordo multilateral, que está há mais de 20 anos em discussão, considerando que parlamentares dos países envolvidos serão os responsáveis por sua aprovação.

Um dos enfoques do parlamentar será os interesses do agronegócio. “Faremos interlocução com os europeus para aparar arestas que impedem o fechamento do texto e destacar os interesses do agronegócio de Mato Grosso do Sul e outros Estados no acordo”, disse.

Também participam do encontro parlamentares e embaixadores do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, que são parceiros no Mercosul.

Ambiente

No parlamento europeu são discutidos pontos que travam o fechamento do acordo e novas questões, como a lei ambiental. Em relação ao assunto, o senador acredita que os brasileiros “não têm o que esconder”. Ele frisa a competência do Governo Federal nesse aspecto. “Quando esse assunto vem, precisa ser encarado como uma política do governo, que tem que se esforçar para diminuir o máximo possível as queimadas e desmatamento, promovendo um desenvolvimento sustentável”, pontua.

Veja, em vídeo, como foi o encontro na Bélgica:

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter